Por Dentro da Tela

Fernando Meirelles | De Cidade de Deus para o mundo

Fernando Meirelles é um cineasta, produtor e diretor brasileiro, que tornou-se mundialmente conhecido e prestigiado, após receber uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor por uma de suas maiores obras cinematográficas, Cidade de Deus.

Recentemente, Meirelles voltou a chamar atenção por sua última obra cinematográfica, Dois Papas, que também recebeu críticas positivas e indicações a diversas premiações.

Sem dúvida, o cineasta é considerado como um dos maiores representantes do cinema brasileiro no exterior.

Portanto, caso queira conhecer um pouco mais sobre a carreira de sucesso de Meirelles, continue lendo esse conteúdo!

O início da carreira de Fernando Meirelles

A estreia como diretor aconteceu em 1998 com o filme Menino Maluquinho 2: A Aventura

Fernando Meirelles nasceu no dia 9 de Novembro de 1955, na cidade de São Paulo.

O seu pai, um médico gastroenterologista, viajava a com certa frequência para a América do Norte, Ásia e outras regiões do exterior.

Tal fato possibilitou que Meirelles possuísse um contato maior com o mundo e as diferentes culturas, enquanto acompanhava o seu pai em suas viagens.

Contribuindo assim, para que a sua visão sobre o mundo e os seus conhecimentos, fossem ampliados.

Desde a sua juventude, Meirelles nutria interesse pelas artes audiovisuais, e aos 12 de idade, o seu pai lhe deu uma câmera filmadora de presente, que acabou não abandonando mais.

Durante a sua adolescência, Meirelles frequentou o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo, onde após a conclusão do curso, optou por apresentar um filme.

No entanto, já com o diploma de arquitetura em mãos, Meirelles decidiu que não era aquela carreira que ele queria seguir verdadeiramente.

Assim sendo, juntamente com quatro amigos, fundaram uma produtora cinematográfica independente, que se chamava Olhar Eletrônico.

A produtora, que a princípio era pequena e não possuía grandes pretensões, acabou fazendo alguns curtas experimentais.

Até que, em meados da década de 80, a produtora passou a desenvolver programas para emissoras, entre eles, o famoso e elogiado seriado infantil Rá-Tim-Bum.

No entanto, gradativamente, os integrantes que formaram a produtora, passaram a dedicar-se à seus próprios projetos no final da década de 80.

Por volta de 1991, Meirelles e Paulo Morelli, um dos fundadores da Olhar Eletrônico, muda o nome da produtora para 02 Filmes com o objetivo de realizar apenas campanhas publicitárias.

Alguns anos mais tarde acabou tornando-se uma das empresas mais populares do segmento.

De Cidade de Deus para o mundo

Mas foi em Cidade de Deus (2002) que Fernando Meirelles ficou conhecido mundialmente.

Todavia, foi somente em 1998 que Meirelles estreou no cinema com o seu primeiro longa-metragem, O Menino Maluquinho 2: A Aventura.

Porém, foi em 2001 que o cineasta realizou a primeira obra marcante de sua carreira, Domésticas – O Filme, que concedeu um pouco mais de reconhecimento para Meirelles e obteve críticas bastante positivas.

No entanto, apenas 1 anos depois, em meados de 2002, com o lançamento de Cidade de Deus, que a carreira de Meirelles como cineasta alavancou.

O filme, que foi uma adaptação do livro de Paulo Lins, foi um sucesso estrondoso e imediato, tanto em solos nacionais, quanto internacionais.

Cidade de Deus, amplamente aclamado, rendeu ao diretor diversos prêmios, incluindo quatro indicações ao Oscar, sendo uma delas na categoria de Melhor Diretor.

Desse modo, o filme tornou-se um dos maiores sucessos do Brasil e abriu caminho para que diversas oportunidades surgissem, mesmo que o diretor ainda fosse considerado, praticamente, um estreante.

Em 2005, Meirelles dirigiu o seu primeiro filme no exterior, O Jardineiro Fiel, que também foi bem recebido pela crítica e foi indicado a diversas premiações importantes, como o Globo de Ouro e BAFTA.

A partir de então, o diretor continuou a realizar diversos projetos internacionais prestigiados, como Ensaio Sobre a Cegueira, e 360, estrelado por Anthony Hopkins.

O filme mais recente de Meirelles estreou em 2019 e foi um sucesso completamente inesperado.

Dois Papas, estrelado por Jonathan Pryce e, novamente, o Anthony Hopkins foi bastante aclamado pela crítica e recebeu três indicações aos Oscar de 2020.

O cinema de Fernando Meirelles

Em Dois Papas acompanhamos como o cardeal Jorge Begoglio, resolve seuas diferenças intelectuais com o Papa Bento XVI.

Embora a temática dos filmes de Fernando Meirelles sejam distintas, é possível notar algumas nuances subjacentes que tornam as obras do cineasta mais parecidas entre si, como a montagem ágil, a duração curta de cada plano que acaba enfatizando o desenvolvimento dos personagens e do enredo propriamente apresentado.

É possível afirmar que o cineasta brasileiro busca, de algum modo, retratar a realidade de um modo fiel, como é facilmente perceptível em Cidade de Deus, Dois Papas, entre outros filmes.

Além disso, aparentemente, o diretor também gosta de incluir metáforas e explorar dramas, elementos fortemente presentes na maioria de suas obras cinematográficas.

Assim sendo, confira a seguir quais são as obras mais aclamadas do cineasta!

Cidade de Deus (2002):

Em 1970, a Cidade de Deus é uma favela conhecida por ser um dos locais mais violentos e perigosos do Rio de Janeiro. Buscapé é um jovem fotógrafo que mora nessa favela e registra o cotidiano dos moradores do local que vivem sob constante pavor do Zé Pequeno – um inescrupuloso traficante, que acaba utilizando as fotos de Buscapé a seu favor.

Dois Papas (2019):

Quando o Cardeal argentino Jorge Bergoglio decide se aposentar por não concordar com a maneira como o Papa Bento XVI está conduzido a igreja católica, o próprio Papa o envia um convite para visitá-lo. Desse modo, ambos decidem deixar de lado as suas diferenças e encontrar um meio melhor para conduzir a Igreja.

Jardineiro Fiel (2005):

Justin é um diplomata britânico bastante reservado que se muda para o Quênia junto de sua jovem esposa e ativista Tessa. Todavia, Tessa é encontrada sem vida no meio do deserto e as evidências apontam para o seu amigo – Dr. Arnold, mas, logo acaba sendo inocentado. Justin, então, decide descobrir a verdade por conta própria, quando acaba descobrindo alguns segredos obscuros.

360 (2011):

Laura é uma jovem brasileira que decide deixar para trás a sua terra Natal e ir morar em Londres juntamente com o seu namorado. No entanto, quando Laura descobre que o seu namorado está traindo-a com outra mulher, ela decide retornar ao Brasil, onde acaba conhecendo diversas pessoas que também estão passando por situações difíceis.

Ensaio Sobre a Cegueira (2008):

Uma cidade é afetada por uma epidemia desconhecida que foi denominada de “Cegueira Branca”, pois, deixa os infectados cegos. A esposa de um médico é a única pessoa que não foi afetada e ainda consegue enxergar, assim sendo, ela decide ir em um abrigo com o seu marido que está cego, onde encontra diversas outras pessoas afetadas vivendo sob condições precárias. Então, ela tenta conduzir o grupo à liberdade e encontrar a humanidade perdida.

Créditos Finais

Fernando Meirelles no set de Ensaio Sobre a Cegueira com a atriz Julianne Moore.

Do cinema nacional para o mundo, sem dúvida, Fernando Meirelles é um dos maiores responsáveis por fazer com que o Brasil ganhasse mais prestigio e reconhecimento internacional.

O cineasta brasileiro foi indicado a diversas premiações importantes no exterior, inclusive na categoria de Melhor Diretor do Oscar e não demorou para que Meirelles construísse para si uma carreira sólida e com obras bastante aclamadas.

Assim sendo, quais dos filmes do diretor é o seu preferido? Conte nos comentários a sua opinião a respeito!

Sair da versão mobile