Expectativas e os grandes anúncios da Marvel | Foram escolhas boas?

No último sábado (27/07), vocês devem ter acompanhado o que provavelmente foi a maior notícia do mundo da Cultura Pop no ano de 2024!

Durante a San Diego Comic Con, no painel da Marvel, tivemos não apenas a notícia do retorno dos irmãos Russo na direção dos próximos dois filmes dos Vingadores, como a mudança de título do quinto filme de “Vingadores: A Dinastia Kang” para “Vingadores: Doomsday”. E o principal da noite, Robert Downey Jr de volta ao MCU, mas não como Tony Stark/Homem de Ferro, mas como o icônico vilão Doutor Destino.

A notícia parou praticamente a internet, sendo um dos assuntos mais comentados até mesmo alguns dias após o anúncio.

O que mostra que a Marvel ainda entende e muito sobre como trabalhar com o hype dos fãs, ainda mais em uma noite que já contava com novidades do filme O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos.

Mas passando um pouco a empolgação e analisando essas notícias de forma um pouco mais racional, o que a mudança do título de Vingadores 5, a volta dos Irmãos Russo e principalmente a volta de Robert Downey Jr significam?

[o texto a seguir tem spoilers de Deadpool & Wolwerine]

Decisões importantes

Kevin Feige está à frente da Marvel Studios desde 2007.

Primeiro, precisamos entender que por mais empolgante que seja, é muito provável que essas decisões foram tomadas por Kevin Feige e os demais responsáveis pelo MCU (Marvel Cinematic Universe), por conta do mau planejamento que tiveram durante toda a Saga do Multiverso, que já não estava agradando uma boa parte dos fãs e com a falha em estabelecer Kang como um vilão tão poderoso e ameaçador quanto o seu antecessor Thanos. 

Algumas decisões foram bastantes questionáveis, como a morte de Kang, o Conquistador, uma das variantes mais poderosas do personagem em Homem-Formiga: Quantumania; ou o final de Victor Timely na série Loki, que apesar de ter tido duas temporadas ótimas, frustrou as expectativas de quem esperava que o personagem tivesse um papel fundamental para dar o pontapé inicial em toda a trama que culminaria nos filmes dos Vingadores.

Além disso, também tivemos as polêmicas envolvendo o ator Jonathan Majors, que resultou em sua demissão do papel. 

Mas por ser a Saga do Multiverso, ainda era possível acreditar que a Marvel encontraria um jeito de reparar algumas decisões equivocadas e tentaria encerrar essa saga de uma maneira no mínimo satisfatória.

Até porque, se tem uma coisa que vimos durante esta saga, é que o Multiverso é uma ótima ferramenta de roteiro, pois com ele é possível justificar desde mudanças criativas, quanto mudanças de elenco.

Nós já vimos atores diferentes interpretando variantes do mesmo personagem, como Homem-Aranha, Loki e agora Reed Richards.

Também vimos o mesmo ator fazendo diversas variantes do mesmo personagem, como Doutor Estranho e a Feiticeira Escarlate. Ou até mesmo o mesmo ator fazendo mais de um personagem diferente, como o Chris Evans, o Capitão América e que recentemente apareceu em Deadpool e Wolverine como uma variante do Tocha Humana.

Ou seja, a Marvel tinha totais condições de substituir Jonathan Majors por outro ator e isso não causaria nenhum estranhamento ao público, pois ele já estava começando a se acostumar com todo esse conceito de variantes e não seria algo muito difícil de explicar.

Mas aí entra a grande dúvida, por que a Marvel não fez isso?

Realmente, seria muito fácil optar por trocar o ator e fingir que os personagens interpretados por Majors eram apenas variantes, mas tem um detalhe importante que isso seria incapaz de mudar: a desconfiança do público.

As críticas e os contra danos

Será que ele pode salvar a nova fase do MCU em um estalar de dedos?

Como eu falei, a fase atual da Marvel tem gerado mais críticas negativas do que suas antecessoras e muitas pessoas não enxergavam uma possível melhora. A indefinição pela escolha dos diretores e roteiristas de Vingadores 5 e 6, também contribuíram para o aumento dessa desconfiança sobre o estúdio ter se perdido em seu próprio planejamento. 

Por conta disso, apesar de, forma oficial, a razão pelas mudanças anunciadas, tudo nos leva a crer que a volta dos Irmãos Russo e de Robert Downey Jr seja apenas uma aposta alta de Kevin Feige visando reconquistar a confiança de seu público.

Pois, trazer o maior ator e os maiores diretores que o MCU já teve pode não apagar toda a desconfiança dos fãs, mas pelo menos deixa uma pulga atrás da orelha e atiça a nossa curiosidade.

Agora, falando das questões criativas, os Irmãos Russo são famosos, eles sempre nos entregaram ótimos filmes dentro do MCU.

A grande dúvida que fica é em relação ao Robert Downey Jr, não na questão da atuação, pois ele é um ótimo ator, mas sobre o que podemos esperar dele como Doutor Destino. Ele está indo de grande herói de todo o MCU para o grande vilão de uma saga (e um dos mais icônicos dos quadrinhos).

Como ele vai nos entregar um personagem tão irreverente quanto o Tony Stark que ficou eternizado por ele? Infelizmente, não podemos negar que justas ou não, haverá muitas comparações e expectativas para que ele entregue um personagem à altura do que ele sempre entregou.

Seu personagem será uma variante do mal de Tony Stark ou será o próprio Victor Von Doom? Essa é a minha grande preocupação quanto a isso, pois como eles vão trabalhar esse personagem se ele for uma variante do mal?

Ou como eles vão trabalhar com os outros personagens que conhecem o Tony, vendo outra pessoa com a mesma aparência que ele? Eles pretendem colocar o Robert Downey Jr de Homem de Ferro também no filme? Para não sujar a imagem que ele construiu como herói nos últimos anos? É possível com o Multiverso.

Concluindo as expectativas

Em relação à trama principal dos filmes acredito que não vai impactar muito essa troca de Kang por Doutor Destino, já que o arco do Kang não estava muito bem estabelecido, apesar daquela cena pós-créditos do conselho Kang e também, se pararmos para pensar, os quadrinhos de Guerras Secretas tem o Destino como o grande vilão, o que facilitaria muito se levarmos em conta que eles iriam adaptar essa história substituindo o Destino pelo Kang.

Particularmente, acho que nesse sentido não haverá tanto impacto e acredito que Kevin Feige não teria tomado essa decisão se já não tivesse considerado todas as opções possíveis. Só resta a dúvida de como ele será introduzido no MCU. No filme do Quarteto Fantástico talvez? O que nos resta é aguardarmos para ver.

Confesso que gostaria de ter visto essa saga sendo encerrada com o Kang, já que ele é um personagem com muito potencial, que está sendo descartado e que muito possivelmente não será mais utilizado no MCU. Mas, ao mesmo tempo, estou animado com o que essas novas mudanças podem nos trazer.

Mas e você, o que achou?

Foto de GS Rocha

GS Rocha

Sou diretor, roteirista, apresentador e sommelier de animes, mas não sou otaku! Às vezes eu apareço de penetra nos podcasts alheios!

Posts Relacionados

As polêmicas do Oscar 2025

Vamos fazer um exercício de imaginação… imagine comigo que a Dinamarca decide fazer um filme biográfico sobre o Pelé. Para

MELHORES FILMES DO ANO | #PODCAST

Quem tem um relacionamento secreto com o ator Timothée Chalamet? E por que um dos participantes se assustou no cinema?

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo