Por Dentro da Tela

Em Ritmo de Fuga | A iconografia dos filmes de ação

Quais são as principais características dos filmes de ação? Em Ritmo de Fuga é um exemplo da iconografia presentes nestes filmes.

Escrito e dirigido por Edgar Wright, no Em Ritmo de Fuga conhecemos Baby, o mais talentoso motorista de fuga que existe. Depois de conhecer seu verdadeiro amor, Baby terá que fugir do mundo do crime para recomeçar sua vida.

Em Ritmo de Fuga é um filme de ação e isso por si só traz algumas características comuns a esse gênero.

Importante dizer que os gêneros fílmicos apareceram com o objetivo de classificá-los para o público e que as suas definições são um consenso entre cineastas e críticos.

Dessa relação surge a iconografia de cada gênero que podem ser remodeladas com os anos.

A iconografia dos filmes de ação

As cenas de luta com alto ritmo são um marco desse gênero

Iconografia é o reportório de imagens pertencente a um determinado gênero artístico, o que nesse caso resulta no conteúdo narrativo dos filmes de ação.

O gênero de ação existe desde o começo da história do cinema e apesar de ter sido modificado ao longo dos anos, e misturado com outros gêneros em muitos filmes, algumas características são essenciais.

A primeira delas são as cenas de luta. Indo desde as mais acrobáticas até as mais irregulares, as cenas de luta estão presentes nos filmes de ação.

O que difere, geralmente, essas cenas são como elas são filmadas. Há diretores que apostam na montagem frenética e em planos fechados, já o que vemos no Em Ritmo de Fuga estas cenas estão misturadas com uma outra natureza do gênero de ação: a perseguição.

Sendo um filme construído neste aspecto marcante que é a perseguição, Em Ritmo de Fuga apresenta as lutas do protagonista traduzidas em sua relação com os carros, seja para enfrentar seu inimigo ou para fugir.

As perseguições também são responsáveis pela alta energia presente nesse gênero. Nesse caso esse potencial é atingido com o apoio da trilha musical.

Romance e Dualidade

Debora (Lily James) é o interesse romântico do protagonista

O interesse romântico do protagonista também tem papel importante na trama. Tendo mais ou menos protagonismo, o par romântico é traduzido como um motivo do herói lutar contra o mal.

Aliás essa dualidade, bem versus mal, é uma marca incontestável em filmes de ação. Isso resulta num protagonista que é inteligente, ou engenhoso, que luta contra as situações de vida ou morte da história.

Créditos Finais

Baby (Ansel Elgort) sempre está ouvindo música, o que dá uma profundidade nas escolhas da trilha musical

Apesar de apresentar uma forte iconografia dos filmes de ação, Em Ritmo de Fuga é um filme empolgante que mostra o domínio do diretor Edgar Wright sobre o gênero.

Mas e quanto aos clichês? Será que existem filmes que apresentam um gênero de forma tão medíocre que resulta numa obra ruim?

Bom, isso é assunto para outro dia.


Confira o vídeo que fizemos sobre o filme:

Sair da versão mobile