Mesmo depois de mais de 100 anos do fim da 1° Guerra Mundial, podemos enxergar o conflito de uma maneira nunca mostrada.
Dirigido por Peter Jackson, o documentário Eles Não Envelhecerão foi lançado em 2018 como um elemento do evento de 100 anos da Primeira Guerra Mundial promovido pelo Museu Imperial da Guerra, de Londres.
O filme traz materiais inéditos gravados em meio ao conflito, mas com uma transformação significativa!
A 1° Guerra Mundial nunca vista
As filmagens foram restauradas digitalmente e coloridas com uma técnica avançada de cromatização de película.
O resultado são imagens mais impactantes, tangíveis e que inegavelmente despertam empatia no espectador.
Ainda no assunto de pintura digital. A Vox fez uma entrevista com artistas que trabalham na colorização de fotos antigas.
Contudo, os entrevistados não trabalharam no documentário.
A restauração para este filme foi feito pela Weta Digital, empresa de Peter Jackson responsável pelos efeitos especiais em O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
Mesmo assim, é interessante conhecer como é feito todo esse processo.
Documentário inovador
Como Peter Jackson foi convidado pelo Museu para criar algo inovador, a colorização partiu da intenção de preservar 100 horas de filmagens originais.
Foi somente neste processo que o diretor decidiu não ter um narrador e que a história do filme seria contada exclusivamente pelos soldados que estiveram lá.
As entrevistas são da década de 60 pertencentes ao canal BBC, e que totalizam 600 horas de áudio.
Todas as filmagens e todas as entrevistas foram revisadas para se chegar ao resultado.
O documentário é um mergulho nos acontecimentos da Guerra. Desde a euforia dos jovens britânicos que se alistavam voluntariamente, até os horrores e o retorno amargo para casa.
A ideia de Peter Jackson em colocar os nomes dos entrevistados nos créditos finais, foi para que nada atrapalhasse a imersão.
Créditos Finais
Eles Não Envelhecerão é um filme para quem quer saber mais sobre a Primeira Guerra Mundial, mas também para percebemos que o real motivo do conflito não estava presente no dia a dia dos soldados.
No final, cada um só estava interessado em se manter vivo e voltar para casa.
Assista também o vídeo que fizemos sobre este tema: