Por Dentro da Tela

Duna: 5 motivos para você assistir o filme

Copyright: © 2020 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved. Photo Credit: Courtesy of Warner Bros. Pictures and Legendary Pictures

Se você está com dúvidas sobre se vale a pena ou não assistir ao filme Duna, esse artigo pode te ajudar.

A história de Duna

Duna é sobre Paul Atreides e sua família que são convocados pelo imperador galático a serem os novos exploradores do planeta mais perigoso do universo.

O filme é baseado na obra de Frank Herbert escrita na década de 60.

O livro conquistou fãs no mundo todo, inclusive se mostrando um desafio para Hollywood.

Porque primeiramente o diretor Alejandro Jodorowsky tentou produzir sua adaptação, o que não aconteceu.

E depois, anos mais tarde, o diretor David Lynch dirigiu sua própria visão da história na década de 80. Mas o filme foi um fracasso e todo mundo que participou dele tenta se esquecer desse fato.

Por conta de toda essa antiga relação de Duna com o cinema, já pode ser um motivo para você ver o filme.

As primeiras críticas e análises, até dos maiores fãs do livros, admitem que esse filme de 2021 um é uma adaptação fiel à história original.

Falando um pouco mais sobre a história, ela também traz um aspecto de conspiração política. Nada muito complicado, então quem gosta de espionagem, traição política, conspiração, Duna traz um pouco disso em sua trama.

Cenas épicas

Os personagens Gurney Halleck e Paul Atreides numa cena de Duna. © 2020 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.

O segundo motivo são as cenas de ação. Elas são simplesmente épicas.

Apesar do filme ter um protagonista mais introspectivo, as cenas de luta não deixam a desejar, mostrando todo o potencial bélico e destrutivo da humanidade, mesmo a milhares de anos no futuro.

Uma curiosidade interessante é que apesar de ter cenas de explosões, os soldados geralmente não usam armas. Isso porque a tecnologia avançada permitiu que cada pessoa tenha um escudo de energia que impede a penetração de objetos em alta velocidade.

Então a única maneira de ferir alguém é no combate corpo a corpo utilizando técnicas especificas para atravessar esse escudo.

O elenco estelar de Duna

O grande elenco do filme traz uma certa profundidade, além de ser um recurso para chamar atenção de cinéfilos.

O terceiro motivo que destaco aqui é o grande elenco do filme.

Não só grandes atores de franquias conhecidas, como por exemplo o Oscar Isaac de Star Wars, Jason Momoa de Liga da Justiça e Game of Thrones, Dave Bautista de Guardiões da Galáxia, e o Josh Brolin de Vingadores.

Mas também figuras de grande renome internacional como Rebecca Ferguson, Stellan Skarsgård, Javier Bardem, a ganhadora do Emmy Zendaya e o protagonista interpretado por Timothée Chalamet.

Todos estão excelentes, entregando com seus personagens grandes momentos na história.

Destaco o trabalho de Chalamet, ele consegue fazer um personagem doce e frágil, mas ao mesmo tempo forte e intenso.

O diretor de Duna

Denis Villeneuve e o ator Javier Bardem nos bastidores do filme.

O quarto motivo é a direção de Denis Villeneuve. Ele conseguiu criar uma atmosférica única que caminha entre o místico, o conspiratório e o muitas vezes sufocante.

Se você não se lembra do nome do diretor, basta se recordar de seus grandes trabalhos, como por exemplo Os Suspeitos, A Chegada, Blade Runner 2049 e o filme que, na minha opinião, se aproxima do clima geral de Duna que é Sicário: Terra de Ninguém.

Se você assistiu Sicário, sabe que existe uma atmosfera de ansiedade e incerteza, que são as bases do suspense; isso acontece em Duna também. São poucos os momentos de respiro dos personagens.

A trilha musical de Duna

O último motivo, mas não menos importante, é a trilha musical.

Não tem como ignorar o trabalho de Hans Zimmer no filme. As vezes sufocante, as vezes revelador, a trilha musical consegue preencher muito bem as características do clima do filme que falei anteriormente.

Inclusive Villeneuve disse em entrevista que as grandes conversas sobre a atmosfera do livro aconteceram com Hans Zimmer.

Se você gostou das trilhas de, por exemplo, O Rei Leão, Gladiador, A Origem e Blade Runner 2049, com certeza vai se identificar com as músicas de Duna. Para mim a mais marcante é a Gom Jabbar.

Créditos Finais

Mas quero saber de você, o que você achou do filme, me fala aqui nos comentários.


Você sabia que o Por Dentro da Tela tem um canal no Youtube? Assista nossa playlist sobre análises e críticas de grandes filmes:

Sair da versão mobile