Por Dentro da Tela

Dogville e a cumplicidade social

Dogville, escrito e dirigido por Lars von Trier, é um filme que expõe como as pessoas de uma sociedade podem se tornar cúmplices de seus erros.

Em Dogville acompanhamos como Grace foi acolhida por uma cidadezinha. Foragida e sem ter para onde ir, Grace é aceita pelos cidadãos de Dogville e passa a ajudar nas tarefas do dia-a-dia das pessoas, mesmo que sejam tarefas que não existiam até aquele momento.

Esse artigo tem spoilers sobre Dogville (2003).

Sobre o filme

Dogville vista de cima

A primeira coisa que chama a atenção em Dogville é o cenário.

O filme todo se passa em um mesmo ambiente, parecendo uma ribalta, mas demarcada com as casas dos moradores e com algumas peças que dão a ideia de espacialidade.

Eu falei mais sobre o cenário de Dogville no podcast aqui do site. Esse episódio ainda será publicado, mas enquanto isso você pode aproveitar os outros episódios.

A princípio o filme fala sobre ajudar sem olhar a quem, mas conforme você vai assistindo a história, Lars von Trier começa a trazer novos debates a tona.

Como por exemplo que todos temos duas faces.

Falar da dualidade moral de uma pessoa parece comum, mas aqui o filme vai te levando até um ponto que você acredita de verdade na bondade das pessoas o que torna os acontecimentos do meio para o final ainda mais repulsivos.

Até que no final somos levados a refletir junto com Grace o que significa ser uma pessoa boa, uma pessoa má e se existe um equilíbrio nisso.

Quais são os momentos que devemos expressar bondade e os que devemos ser mais rígidos?

Outro ponto importante do filme mostra como as pessoas podem se tornar cúmplices umas das outras.

O interessante é que Lars von Trier não coloca os acontecimentos revoltantes do filme como fruto de uma tirania. Tudo vai evoluindo e as pessoas vão aceitando a condição de Grace aos poucos, ao ponto de tirar sua dignidade como pessoa.

Créditos Finais

Dogville é um filme importante para o momento atual e mostra como aos poucos, mesmo debaixo de decisões democráticas, como as reuniões dos cidadãos da cidade, o crime, o preconceito e a discriminação podem ser toleradas.

Assista também o vídeo que fizemos sobre o filme no canal do Youtube.

Sair da versão mobile