Como nasceu o Fascismo e quais são suas características? Em que cenários ele pode aparecer?
No texto de hoje vamos falar sobre 3 documentários sobre fascismo e antifascismo.
Ditadores: Livro de Regras
O episódio especial do programa “Ditadores: Livro de Regras” do NatGeo sobre Benito Mussolini vai fundo na história.
Os especialistas apresentam o ex-líder fascista desde sua infância e vida adulta. Eles vão percorrendo o período político e econômico da Itália que Mussolini usou para dar ainda mais força aos seus ideais.
Mussolini é apresentado como um líder movido pela violência, que incentivava o linchamento público e que estava totalmente despreparado para comandar um pais.
No fim, de líder à lacaio, Mussolini foi condenado ao fuzilamento e seu corpo exposto ao escarnio público.
Fascism Inc.
O documentário independente “Fascismo S/A” (tradução livre) também conta a origem histórica do fascismo na Europa.
Além de apresentar mais detalhes, a obra exibe a dualidade Itália e Alemanha como uma aliança fascista. O documentário é corajoso ao mostrar o apoio econômico que os líderes fascistas tiveram para suas ascensões.
Expondo como os capitalistas da época estavam interessados na pauta economia desta ideologia, principalmente na Alemanha. A obra expõe empresas que lucraram com o período ditatorial.
Para mais da história, o documentário mostra como o fascismo vem crescendo na Europa, principalmente na Grécia. Ele conta como os gregos, pressionados pela crise e motivados por seus preconceitos, abraçaram os ideias fascistas e fundaram um partido político nesta ideologia.
The Antifascists Documentary
Em “Os Antifascistas Documentário” (tradução livre) somos apresentados à uma guerra que está sendo travada nas ruas da Suécia e da Grécia.
O documentário entrevista importantes figuras do movimento antifascista que explicam suas visões sobre este conflito. A violência também está em pauta nessa discussão, os entrevistados se questionam se este é o melhor meio de combater o fascismo.
Além disso, o documentário mostra como a repressão, inclusive do Estado, pesa no cotidiano de pessoas da periferia e nos imigrantes.
O interessante é que na Suécia, apesar de não se ter uma crise econômica severa, o fascismo ganhou adeptos e esse crescimento alarma os antifascistas do país.
Créditos Finais
Todos esses documentários podem ser assistidos gratuitamente no Youtube. Só não esqueça de ativar as legendas.
Assista o vídeo que fizemos sobre o assunto: