Diferenças entre Narrativa Clássica VS Moderna

Você já percebeu que existem filmes mais fáceis de compreender que outros? E seu eu te dissesse que existem dois grandes grupos no cinema que explicam isso? No artigo de hoje analisei as diferenças entre a narrativa clássica e a moderna.

Se você assiste muitos filmes, já deve ter reparado nessa diferença. Filmes nacionais, por exemplo, geralmente tem um final aberto, ou então não passam uma moral da história, deixando que o espectador reflita sobre aquilo que a obra se propôs a falar.

Tudo isso está relacionado na forma que se conta uma história, a isto chamamos de narrativa.

David Bordwell e Kristin Thompson vão definir a narrativa como:

“[…]uma cadeia de eventos ligados por causa e efeito, ocorrendo no tempo e no espaço”.

Um exemplo que ilustra bem essa definição é o filme Amnésia do Christopher Nolan. O longa brinca com essa ordem de causa e efeito mostrando que se o enredo respeitasse uma ordem mais clássica, talvez a história não ficasse tão interessante.

OK, chegamos então na definição que a narrativa é a forma que se conta uma história, mas de onde vem as bases das narrativas no cinema? Elas vem da arte!

Arte Clássica

A Última Ceia de Leonardo da Vinci é um dos bens culturais mais conhecidos e estimados do mundo.

Na Arte Clássica existem definições que justificariam o belo, ou seja, pilares que, se respeitados, o artista poderia criar uma obra belíssima.

Esses pilares são a perfeição, a harmonia, o equilíbrio, a simetria e a proporção.

Vamos analisar, por exemplo, o quadro A Última Ceia de Leonardo da Vinci.

Repare que podemos ver os pilares da Arte Clássica na obra. A simetria com a figura de Jesus no centro e os apóstolos divididos em números iguais. O que resulta também em um equilíbrio para a pintura.

Veja que tudo é proporcional. O tamanho das pessoas em relação à mesa, em relação às janelas… todos os elementos respeitam esse pilar.

As cores estão harmônicas entre si. Ninguém rouba a cena da figura central; nem mesmo o fundo com cores neutras que não chamam atenção para si.

Repare no conceito de perfeição, pelo menos no contexto da época. Todos estão representados de forma bela, estão vestidos o que evoca um moralismo que também está ligado a este conceito.

Algumas mudanças…

No decorrer da história, com as mudanças político-sociais que estavam acontecendo na Europa no século XIX, século XX; começaram a surgir novos movimentos artísticos que hoje chamamos de vanguarda.

Então por exemplo o romantismo, o realismo e o impressionismo começaram a destrinchar a Arte Clássica e romper com os pilares que sustentavam o que era chamado de “belo” até aquele momento.

Arte Moderna

Abaporu é a tela brasileira mais valorizada do mundo, estimada em US$ 40 milhões.

Um quadro que vai totalmente de encontro ao anterior é Abaporu de Tarsila do Amaral.

Aqui não existe simetria nem equilíbrio. A forma da figura desequilibra toda nossa atenção, não existe um centro específico como na A Última Ceia.

A proporcionalidade também foi totalmente ignorada. A harmonia não está somente em um elemento, as cores vivas do sol e da vegetação disputam nossa atenção.

O conceito de perfeição não existe aqui. Mal podemos interpretar o rosto da figura que está sem roupas, quebrando também o moralismo atrelado a este pilar.

Narrativa Clássica VS Narrativa Moderna

Entendendo como a Arte funciona na história, nos dá uma ótima noção também sobre o cinema.

A Narrativa Clássica se prende aos conceitos da Arte Clássica.

Uma história, por exemplo, com um único protagonista que vai evoluir ao longo do filme. Aqui se encaixa perfeitamente a Jornada do Herói.

O enredo respeita uma cadeia de causa e efeito clara e objetiva. Existe uma simetria nos atos que compõem o filme: primeiro ato para a apresentação da história e personagens, segundo ato para o desenvolvimento e terceiro ato para a conclusão.

No fim do filme enxergamos a moral do que foi contado, passando uma mensagem.

Já na Narrativa Moderna, os conceitos apresentados até aqui não são respeitados. Pode, por exemplo, existir filmes que contam histórias diferentes, que não se relacionam no tempo e no espaço.

Ou então, mais de um protagonista, onde o tempo de tela é divido entre as personagens. Os acontecimentos podem não ser lineares; e a história pode ser mostrada de forma fragmentada.

Na Narrativa Moderna existe uma diversidade de personagens. Como no realismo na Arte que mostravam pessoas do dia a dia, em um filme de Narrativa Moderna, por exemplo, figuras esquecidas ou marginalizadas ganham espaço.

Aqui também não existe um final fechado ou uma mensagem a ser passada, tudo isso fica sob a interpretação do espectador; as vezes um filme quer despertar uma sensação.

Assim como na Arte, existem vanguardas modernistas no cinema. Por exemplo o Expressionismo Alemão, o Neorrealismo Italiano e outros.

Créditos Finais

É claro que existem filmes que são mais clássicos que outros, ou mais modernos, e quanto mais você assiste as diferenças vão ficando mais claras.

Um bom filme de Narrativa Clássica é Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Um bom filme de Narrativa Moderna e que ficou muito famoso em seu lançamento é O Poço.

Quero convidar você a deixar aqui nos comentários filmes com Narrativa Clássica e Moderna que você gosta.


Se você quer saber mais sobre cinema, assista nossa playlist Estudando o Cinema:


FONTES

AIDAR, Laura. Modernismo. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-modernismo/. Acesso em: 16 de julho de 2021.

ARTE Moderna. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo355/arte-moderna. Acesso em: 16 de julho de 2021. 

BELO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo402/belo. Acesso em: 16 de julho de 2021.

BORDWELL, David; Kristin Thompson. A arte do cinema: Uma introdução. Tradução de Roberta Gregoli. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Editora da USP, 2013.

GÓES, Bia. CLÁSSICO VS MODERNO – INTRODUÇÃO À NARRATIVA MODERNA. Disponível em: https://youtu.be/MZnWUI63ed0. Acesso em: 14 de julho de 2021.

LEÃO, Philippe. O QUE É NARRATIVA?. Disponível em: https://youtu.be/khdZFKGvkbk. Acesso em: 16 de julho de 2021.

SANTOS, Nicolas. Realismo – O que é e como surgiu. umCOMO, 2017. Disponível em: https://artes.umcomo.com.br/artigo/realismo-o-que-e-e-como-surgiu-20055.html. Acesso em: 16 de julho de 2021.

Picture of Albert Hipolito

Albert Hipolito

Criador do Por Dentro da Tela. É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo