Por Dentro da Tela

David Lean | O diretor por trás do épico “A Ponte do Rio Kwai”

Considerado um dos maiores cineastas do século 20, o diretor David Lean teve uma longa carreira junto a sétima arte.

O que muitos não sabem, é que seu amor pelo cinema não veio desde cedo. Sendo assim, descoberto apenas após seus 17 anos, e a partir deste momento teve um desenvolvimento incrível.

De modo que, vemos em suas obras o emprego de temas como As Aparências Externas V As Obsessões Particulares dos Homens.

Mais de 20 anos após sua morte, hoje ele ainda é inspiração para muitos. Por isso, iremos mostrar um pouco mais de sua vida e obras neste artigo, continue lendo!

A biografia de David Lean

David Lean.

Nascido em 1908 em Croydon na Inglaterra, David Lean foi um diretor de cinema responsável por produções épicas literárias.

Ao longo de toda sua infância, Lean não teve contato com a sétima arte. Isso porque ele era filho de pais bastante rigorosos, tendo assistido ao seu primeiro filme apenas aos 17 anos de idade.

Desse modo, começando sua carreira cinematográfica apenas 3 anos mais tarde, em 1928 ao trabalhar como garoto de chá nos estúdios Gaumont-British.

Sendo rapidamente promovido a função de garoto da ripa (clapboard) e logo em seguida, a editor. Nessa última posição, foi quando finalmente recebeu destaque.

Logo, ao abrir sua própria companhia os 3 primeiros filmes produzidos foram adaptações das peças teatrais de Coward, conhecidas como:

Além disso, em sua carreira Lean dirigiu ainda um filme baseado em histórias clássicas de Charles Dickens. Recebendo o Oscar de Melhor Diretor, Filme e Roteiro por “Great Expectations” (1946).

Considerada até hoje, uma das melhores adaptações para o cinema, das histórias de Dickens.

Já em 1948, foi lançado o filme chamado “Oliver Twist” que contam com uma atuação memorável de Alec Guinnes no personagem de Fagin.

Carreira ao longo das décadas:

Seguindo sua carreira durante o final da década de 40 e início da de 50, Lean fez diversos longas considerados bons em um estilo comum.

O destaque obtido era bastante creditado as performances de grandes artistas. Uma vez que, teve em ao seu lado nomes como:

Mas, em 1957 seus filmes voltam a proeminência com o longa “A Ponte do Rio Kwai” que conta o drama de um prisioneiro de guerra.

Tal filme, rendeu a ele nada mais do que sete estatuetas do Oscar. Incluindo categorias como Melhor Filme e Melhor Diretor – seu primeiro nesta.

Além disso, o longa fez com que ele fosse nomeado ao Registro Nacional de Cinema da Biblioteca do Congresso, uma honra nacional dada para obras significativas em aspectos cultura, histórico e artístico.

Altos e baixos na carreira de David Lean:

Foi então, que, em 1991, ele morreu durante a preparação de uma versão do romance de Joseph Conrad, “Nostromo”.

Os 5 melhores filmes de David Lean

Alec Guinness e James Donald em A Ponte do Rio Kwai (1957)

Créditos Finais

Vimos então, ao longo deste artigo, um pouco mais sobre a vida de David Lean e a história por trás de grandes obras cinematográficas produzidas por ele.

Grande parte dela, tendo como base clássicos literários, como os de Dickens e E.M. Forster. Bem como, outras baseadas em fatos.

Agora conte para nós o que você achou deste conteúdo, nos comentários, e compartilhe nas redes sociais.

Sair da versão mobile