Quando o assunto se trata de renomados cineastas contemporâneos, um dos nomes que está sempre presente em todas as listas nos últimos anos é o diretor David Fincher.
“Clube da Luta” e “Seven – Os Sete Crimes Capitais”, são apenas alguns dos títulos mais notáveis da carreira de grande sucesso do cineasta norte-americano.
Entretanto, o diretor é responsável por outras excelentes obras primas cinematográficas.
De fato, Fincher ficou amplamente conhecido por seu estilo detalhista e um tanto quanto perfeccionista.
Assim como por seus thrillers que abordam tramas imprevisíveis e que são capazes de despertar no espectador uma variedade de sentimentos e emoções diferentes.
Confira neste artigo um pouco sobre a biografia do diretor e os principais filmes que consagraram a sua carreira em Hollywood!
Biografia de David Fincher
David Andrew Leo Fincher nasceu no dia 28 de Agosto de 1962, na cidade de Denver, capital do Colorado.
Com apenas 8 anos de idade, pode-se dizer que Fincher iniciou a sua carreira como “cineasta”, enquanto brincava com a câmera de seus pais.
Dez anos mais tarde, ao completar 18 anos, Fincher começou a trabalhar para uma empresa de animação, a Korty Films.
Ainda nessa mesma época, David se tornou assistente de câmera no Industrial Light and Magic – ILM, estúdio de efeitos especiais de George Lucas.
Durante o período que trabalhou na ILM, Fincher teve a oportunidade de ajudar nos efeitos especiais das filmagens de O Retorno de Jedi (1983) e Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984).
Algum tempo depois, David deixou o seu trabalho na ILM após assinar um contrato para dirigir comerciais para a televisão e vídeo clipes musicais.
O seu primeiro trabalho foi uma campanha publicitária para a Sociedade Americana de Câncer.
Os próximos trabalhos que realizou foram uma série de vídeo clipes musicais que dirigiu para diversos artistas consagrados da década de 80 e 90, entre eles estão:
- Madonna;
- Aerosmith;
- Michael Jackson;
- Paula Abdul;
- Billy Idol;
- Sting;
- George Michael.
O início de uma carreira de sucesso
No início da década de 90, David Fincher encontrou uma oportunidade de realizar o seu primeiro longa-metragem, ao ser chamado para dirigir o terceiro filme da famosa saga Alien.
Entretanto, a primeira experiência de Fincher com o mundo cinematográfico foi decepcionante para ele, devido aos problemas que ocorreu com a 20th Century Fox durante a produção.
Além disso, o filme Alien 3 de 1992 foi considerado como uma enorme decepção, tanto para os fãs da saga, quanto para os críticos de cinema.
Em 1995, o diretor pôde superar as dificuldades, ao receber o convite para dirigir um filme policial, repleto de mistério e suspense psicológico chamado Seven: Os Sete Crimes Capitais.
Assim sendo, o segundo filme de Fincher foi considerado como um sucesso estrondoso e obteve uma excelente recepção do público e da crítica.
Logo David Fincher pôde alcançar a fama e sucesso como um dos mais prestigiados cineastas de Hollywood.
O seu estilo único e diferenciado de dirigir filmes ficou ainda mais evidente e marcado em sua carreira com a sua próxima grande obra cinematográfica, Clube da Luta, de 1999.
O filme gerou grandes controvérsias e polêmicas durante o seu lançamento, devido ao conteúdo violento.
E, por esse motivo, o filme foi exibido apenas durante um curto período de tempo em todos os cinemas mundiais, não cobrindo, portanto, o orçamento usado para a produção do filme.
Porém, quando o filme foi disponibilizado em VHS e DVD, o sucesso de vendas foi imenso, conseguindo gerar bastante lucros.
Os principais temas e filmes de David Fincher
Desde então, o diretor já consagrado em solos Hollywoodianos, produziu outros longa-metragens que possuem o seu olhar único de dirigir.
Sendo em sua maioria thrillers que são capazes de causar diversas reações no psicológico dos espectadores.
Deixando-os devidamente intrigados e surpresos com todas as tramas bem elaborados e reviravoltas impactantes que nos fazem parar um minuto para absorver todo o conteúdo apresentado.
Considerado um perfeccionista por trás das câmeras.
Fincher ficou conhecido por sua propensão a filmar uma cena por 50 vezes ou mais, até ficar exatamente do seu jeito.
Todavia, essa sua natureza perfeccionista e exigente resultou em diversos trabalhos com grande talento visual.
Bem como Fincher adora utilizar paleta de cores escuras exclusivas, cenários urbanos sombrios e ângulos desorientados da câmera..
Os principais filmes que marcaram a carreira de Fincher no cinema
- Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995): Prestes a se aposentar, o detetive William Somerset começa a investigar um caso recente com a ajuda do novato David Mills. Assim sendo, ambos iniciam uma perseguição contra um assassino em série cruel e metódico. O assassino tem como alvo pessoas que para ele são como uma personificação dos setes pecados capitais
- Clube da Luta (1999): Baseado no romance de 1996 de Chuck Palahniuk. Essa adaptação segue a trama de Jack, um jovem executivo que a cada dia tem estado mais insatisfeito com a mediocridade do seu estilo de vida monótono. Além disso, o jovem também está enfrentando problemas de insônia. Jack então, começa a frequentar grupos de auto ajuda, onde conhece o misterioso e excêntrico Tyler Durden, que apresenta para Jack o seu clube de luta secreto. Um lugar onde diversos indivíduos se encontram em segredo para extravasar a raiva e frustrações através de combates.
- Zodíaco (2007): Durante a década de 60 e 70, onde a população de São Francisco é aterrorizada pelos assassinatos brutais de um misterioso assassino em série, que ficou conhecido como O assassino do Zodíaco. Ao passo que, Zodíaco envia para as autoridades diversas mensagens enigmáticas e, partir de então, jornalistas e policiais tentam desvendar a verdadeira identidade do zodíaco e levá-lo à justiça,
- A Rede Social (2010): Esse drama biográfico segue a trajetória de Mark Zuckeberg, um jovem estudante de Harvard. Em meados de 2003, Mark começa a trabalhar em sua ideia que posteriormente se transformaria em uma das maiores redes sociais da atualidade. Tornando-o o bilionário mais jovem da história devido ao estrondoso sucesso de sua criação. Entretanto, Mark deverá enfrentar algumas complicações tanto legais quanto pessoais.
- Garota Exemplar (2014): Quando a sua esposa desaparece misteriosamente durante o seu quinto aniversário de casamento, Nick se torna o principal suspeito da polícia. Com a ajuda e apoio de sua irmã gêmea, Nick tenta a todo custo provar a sua inocência e, simultaneamente, começa a sua própria investigação a fim de descobrir o que realmente aconteceu com a sua esposa.
Créditos Finais
Em suma, David Fincher, de fato, possui a habilidade de entrar em nossa mente e dividir diversas opiniões e reações diferentes com os seus thrillers com tramas extremamente bem elaboradas.
Um dos grandes nomes de Hollywood na atualidade, o diretor já foi indicado ao Oscar na categoria de melhor diretor pelos filmes por duas vezes.
E, apesar de não ter ganho, Fincher também foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor diretor por A Rede Social e venceu.
Recentemente Fincher tem se dedicado mais a dirigir e produzir séries da Netflix, como House of Cards, Mindhunter e Love, Death e Robots, onde atuou como produtor executivo.
Por fim, o que achou desse conteúdo? Deixe um comentário compartilhando conosco a sua opinião sobre os filmes de Fincher e quais são os seus favoritos.