Pode parecer claro a resposta dessa pergunta do título, mas com o lançamento do filme exclusivo do Coringa essa perspectiva pode mudar.
E antes de chegarmos numa conclusão, precisamos saber quais as diferenças entre vilão e anti-herói.
Mas antes, quero convidar você a curtir nossa fanpage no Facebook. Lá podemos conversar melhor sobre mais filmes do universo dos quadrinhos.
Este texto não tem spoiler sobre o filme Coringa.
Vilão x Herói
O grande ponto de partida para definirmos as características do vilão e do anti-herói parte do herói.
O herói é sempre o mais justo, o mais ético e o mais altruísta de uma história. O herói está disposto a se sacrificar para salvar outras pessoas.
Ele(a) é corajoso, forte e é sempre guiado por uma bussola moral.
Já o vilão é o exato oposto. O vilão quer atrapalhar o herói, quer acabar com ele. Geralmente usa de jogadas sórdidas para prejudicar o herói. O vilão é desonesto, desonrado e imoral.
Agora o anti-herói está entre o herói e o vilão.
O Anti-Herói
O anti-herói pode ter atitudes desonestas, pode ser desleal em algumas situações e egoísta. Mas ele, ou ela, não necessariamente quer acabar com o herói.
O anti-herói pode fazer uma coisa certa pelos meios errados.
Geralmente é guiado pelo seu egoísmo e sua construção tende a ser complexa. O anti-herói transita entre os mundo heroico e o vilanesco, mas não pertence a nenhum dos dois.
Como por exemplo o professor Snape em Harry Potter, a Elektra da Marvel e o Rorschach em Watchmen.
É pouco provável, conhecendo a história do Coringa, que Todd Phillips, roteirista e diretor do último filme do palhaço, tenha se dedicado a transformar o personagem em um anti-herói.
Mas ao colocar o Coringa como personagem principal de uma história e mostrar suas motivações e sua construção antes de assumir o pseudônimo, me parece uma atitude de tentar tirar Artur Fleck do espectro dos vilões e aproxima da esfera dos anti-heróis.
Créditos Finais
Você acha que ele conseguiu? Deixe aqui nos comentários sua opinião e assista o vídeo que fizemos sobre o filme Coringa.