Star Wars: o segredo comercial de George Lucas

Star Wars é a segunda maior franquia do cinema somando mais de 9 bilhões de dólares somente com o total arrecadado em todos os seus filmes.

Desde o primeiro longa lançado em 1977, Guerra nas Estrelas, como ficou conhecido aqui no Brasil na época, vem juntando milhares e milhares de fãs ao redor do universo criado por George Lucas.

A visão de Lucas foi tão importante no começo da franquia que mudou o paradigma das negociações com estúdios.

Não foi fácil para George Lucas conseguir dinheiro para financiar seu projeto chamado Star Wars.

Mesmo visitando alguns estúdios, ninguém dava um voto de confiança num jovem recém-saído da faculdade de cinema.

Mas antes, quero convidar você a seguir o site no instagram. É lá que conversamos sobre todo o universo do audiovisual e publicamos conteúdo exclusivo!

O caminho até Star Wars

O filme “adolescente rebelde” de George Lucas

Para provar seu valor, George Lucas criou a LucasFilm e fez o American Graffiti.

O projeto foi bem-sucedido, e agora o diretor tinha um case de sucesso em sua carreira.

Chegando na FOX, Lucas apresentou o projeto de sua vida para Alan Ladd Jr. que confiou no trabalho do jovem cineasta e convenceu a diretoria do estúdio a fechar contrato com ele.

O diretor, querendo manter sua independência criativa à parte do estúdio, garantiu nas negociações com os diretores da FOX que ele mesmo teria os direitos das possíveis continuações e o direito de licenciar o filme para outros produtos.

E isso foi importante para Lucas.

Na época, o comum na indústria do cinema era que se os produtores ou o estúdio não gostasse de alguma coisa no filme, eles poderiam reeditar, regravar ou até cortar partes filme e o diretor não poderia fazer nada.

A originalidade de George Lucas

A originalidade que George Lucas estava forçando para ter, mudaria para sempre Hollywood.

Além disso, o criador também saiu com direitos de licenciamento do filme.

Enquanto o estúdio produzia poster e camisas, George Lucas foi atrás de fabricas de brinquedos.

Sabendo do público que seria atingido por seu filme, Lucas se antecipou e deu aos fãs o que eles mais queriam: a oportunidade de levar para casa os personagens que recentemente começaram a amar.

A demanda foi tão grande que as lojas de brinquedos não tinham mais produtos em estoque, foi então que veio outra sacada genial: a pré-venda.

Em 1977, mesmo ano de lançamento do primeiro filme, não havia brinquedos para os pais presentear seus filhos no Natal, então as lojas começaram a vender caixas vazias com um bilhete, por exemplo, “adquira esse brinquedo em março do ano que vem”.

Outro aspecto importante na construção desse sucesso é o cuidado com o fã.

Nas convenções anuais de Star Wars nos Estados Unidos, a LucasFilm promove um concurso do melhor filme de fã baseado na franquia.

Mas não só de marketing e modelo de negócio nasceu Star Wars, a revolução aconteceu também no âmbito técnico.

Com a demanda de muitos efeitos especiais que seriam aplicados no filme, George Lucas reuniu uma equipe de jovens entusiastas para produzir de forma inédita efeitos visuais e efeitos especiais nunca vistos.

A trilha musical também foi parte essencial para o sucesso do projeto.

Quando George Lucas disse para o seu amigo Steven Spielberg que estava procurando um compositor, ele indicou John Williams e assim nasceu as músicas mais conhecidas da história do cinema.

Com esse trabalho, John Williams ganhou o Oscar de melhor trilha original em 1978.

É claro que não podemos esquecer de falar do roteiro e dos personagens de Star Wars, mas isso é assunto para outro artigo.

Créditos Finais

Você acha que Star Wars foi importante para o cinema? Deixe nos comentários!

Assista também o vídeo do canal sobre o sucesso comercial de Star Wars.

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo