Ícone do site Por Dentro da Tela

Cinema e política: uma relação estreita

A partir do momento que foi criado, o cinema é usado para transmitir uma mensagem. Desde entretenimento até propaganda política, o cinema tem sido usado por várias ideologias.

No artigo de hoje, falei sobre como o cinema e a política mantêm uma relação estreita.

As origens do cinema

Antes de tudo, como surgiu o cinema? A invenção do Cinematógrafo pelos irmãos Lumière dão a eles o prestígio da invenção do cinema.

Mas é importante dizer que a captação e a projeção de imagens já estavam sendo estudadas há muitos anos, podemos dizer também que o cinema foi uma criação coletiva.

Para saber mais, assista o vídeo sobre a invenção do cinema abaixo:

Cinema e política 

Os primeiros filmes dos irmãos Lumière se definem em filmar algum acontecimento cotidiano. Mas logo isso migra para contar uma história.

Um exemplo, é Viagem à Lua de 1902. No curta metragem vemos um grupo de exploradores que partem rumo ao astro.

Dessa forma, foi possível entender por quem produziu filmes, que o cinema poderia ser usado para vários fins: entreter, emocionar, ensinar, propagar e dogmatizar.

Com o poder sobre as massas da Sétima Arte e por conta de sua capilaridade, os filmes foram usados para transmitir ideologias.

Sendo honesto, muitas vezes o valor de preservação do cinema é visto como político, explico. Ao assistirmos um filme de um país estrangeiro que evidencia seus costumes, religião, culinária, enfim, sua cultura de origem, podemos entender e nos conectar com pessoas que estão longe de nossas realidades.

Sim, podemos dizer que um filme assim seja também político, no sentido de resistência e proteção de um povo.

Porém, há no cinema (e sempre houve) produções que claramente servem um propósito político.

Podemos ver na historia filmes que foram usados para propaganda nazista, fascista e preconceituosa. Ou então, de forma alienante ao omitir, propositalmente, produções que refletem a verdade dos fatos (em outras palavras, censura).

Hoje, contudo, as mensagens se dão de forma sutil.

Sendo assim, é importante estar atento ao que um filme quer realmente falar. Por que a trama mostra esse personagem dessa forma? O que na verdade aconteceu para a história terminar assim? O que está na entrelinha?

Mais ainda: Por que este documentário insiste em contar algo diferente do que realmente aconteceu? O revisionismo da história está em alta ultimamente e preocupa, já que é usado uma linguagem que facilmente penetra no imaginário e nas emoções das pessoas! 

Conclusão

Tendo ou não uma mensagem política incisiva, o cinema exerce seu poder de influência na sociedade na medida que vemos seus efeitos ao longo dos anos.

É difícil dizer o quanto um filme pode mudar uma pessoa (não que seja impossível), mas ao ter uma visão macro de uma ideologia sendo implantada aos poucos, as consequências podem ser desastrosas!

Deixe sua opinião nos comentários!

Sair da versão mobile