Cidade Invisível é uma produção que mostra o potencial do folclore brasileiro. Criado por Carlos Saldanha, a série é uma produção original Netflix totalmente nacional.
Na história acompanhamos o detetive Eric que se depara com um boto-cor-de-rosa na praia do Rio de Janeiro e aos poucos começa enxergar a ligação deste acontecimento com a morte de sua mulher semanas atrás.
*esse texto tem spoilers da 1° temporada de Cidade Invisível
A origem da lendas
Eu fui surpreendido por Cidade Invisível. O clima de suspense e tensão me prendeu na história. Ver seres místicos integrados à vida urbana contemporânea sempre desperta esse interesse. Porque podemos ver até que ponto um influência na vida do outro.
É claro que com o passar dos anos, as pessoas vão se esquecendo destas figuras folclóricas e elas acabam vivendo entre nós.
Apesar de ser uma série curta com 7 episódios, deu tempo de explicar rapidamente a origem das lendas. Eu fiquei com a impressão que existe um poder ainda mais antigo e profundo que deu vida a estes personagens. Quem sabe poderemos ver mais na segunda temporada?
E existe também um ponto comum na origem deles que é um sentimento negativo. Cada um nasceu de um profundo sentimento de tristeza, ou de sofrimento ou de vingança. Essa essência cruel dos seres místicos muitas vezes justificam suas ações e sua autodefesa com os humanos.
O que eu mais gostei
Mérito do roteiro que conseguiu escrever diálogos surpreendentes. Como por exemplo num flashback entre a Gabriela e o Eric. Quando ele diz que sabe que ela sempre toma as melhores decisões e que ele sempre a ajuda nos assuntos da filha, ela diz que não quer que ele a ajude a ser mãe da Luna, mas que ele seja o pai dela.
A minha cena favorita da série é quando a Iara seduz o detetive. Ela canta Sangue latino ao mesmo tempo que lança sua magia contra Eric.
Mas tem uma coisa que eu não entendi direito. Quando a Cuca entra na mente de Eric, ela não consegue ir fundo porque ele teve o corpo fechado por um benzedeiro quando criança. Então como o espírito do Corpo Seco conseguiu possuí-lo?
Se você tem uma ideia do que possa ter acontecido, deixa nos comentários!
Vale a pena?
Cidade Invisível vale a pena. Em pouco tempo você consegue maratonar e se encantar com o folclore brasileiro.
Fala pra mim nos comentários também qual lenda você quer ver na próxima temporada. De cabeça eu lembro da mula-sem-cabeça, aliás seria um desafio adaptar essa figura para a série.
E lembra que eu falei que todo ser místico nasceu de um sentimento ruim? Como será que o Eric vai voltar? Porque no final da série ele tira a própria vida. Será que vai voltar como uma entidade? O jeito é esperar o anúncio da Netflix da segunda temporada.
Assista também o vídeo que fizemos sobre a série: