Por Dentro da Tela

Christopher Nolan | O destaque da Moderna Hollywood

Considerado como um dos maiores e mais bem sucedidos diretores de Hollywood contemporânea, Christopher Nolan possui uma carreira repleta de grandes sucessos da era moderna.

Sem dúvida, Nolan está entre os maiores cineastas de sua geração.

Com uma filmografia que vai desde filmes blockbusters até obras que são capazes de confundir a nossa mente e despertar as mais variadas sensações.

Apesar de geralmente ser lembrado pela famosa trilogia do Cavaleiro das Trevas, o diretor possui outras grandes obras cinematográficas que lhe renderam algumas indicações ao Oscar.

Como por exemplo os seus filmes A Origem e Amnésia, grandes sucessos de crítica.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o diretor e quais são os filmes que o consagraram? É bem simples, continue lendo!

O caminho de Christopher Nolan para o sucesso

Christopher Nolan e Guy Pearce em Amnésia (2000)

O diretor, roteirista e produtor, Christopher Edward Nolan nasceu no dia 30 de julho de 1970, na cidade de Londres, Inglaterra.

Filho de um executivo publicitário britânico e uma comissário de bordo e professa estadunidense, Nolan é o segundo de três filhos do casal.

Desde tenra idade, Nolan já demonstrava um certo interesse em dirigir e produzir filmes.

Aos 7 anos, o garotinho utilizava a câmera Super 8 de seus pais para fazer as suas próprias gravações caseiras, estrelando todos os seus brinquedos.

O jovem passou a nutrir uma admiração para com os filmes de Star Wars e, inclusive, dirigiu uma pequena animação em stop motion, que denominou de Space Wars, em uma singela homenagem à franquia famosa.

Conforme crescia, durante os seus onze anos de idade, a sua paixão por filmes não o abandonou, e Christopher começou a ambicionar a carreira de cineasta profissional.

Ingressou na University College of London, onde estudou literatura inglesa e tornou-se o presidente do cineclube da universidade, produzindo então, dois curtas-metragens durante esse período.

O primeiro foi o surreal de 8 mm Tarantella (1989) e o segundo foi Larceny (1995), exibido no Festival de Cinema de Cambridge em 1996 e considerado como um dos melhores curtas dos alunos da universidade.

Após se formar, Nolan estreou o seu primeiro longa-metragem, Following (1998).

Entretanto, o sucesso teria vindo somente dois anos depois, quando Nolan recebeu uma oportunidade para dirigir Amnésia.

O filme é considerado uma de suas principais obras e o responsável por ingressar Nolan nas indústrias cinematográficas de Hollywood, ao qual recebeu uma indicação ao Oscar como melhor roteiro original.

O Cavaleiro das Trevas e a consagração do diretor no cinema

Da direita para esquerda: Christian BaleMichael Caine e Christopher Nolan em Batman: O Cavaleiro da Trevas (2008)

Mas, somente em 2005 que Christopher Nolan conseguiria definitivamente a sua consagração como diretor.

Ao entrar em contato com a Warner Bros e decidir reviver na tela dos cinemas um dos heróis mais famosos e querido das histórias em quadrinhos, o Batman.

Todavia, a ideia do diretor era trazer um aspecto mais realista e sombrio para o homem morcego.

Sendo ambientado em um cenário mais próximo da nossa realidade, fugindo um pouco das tramas fantasiosas e surreais das histórias em quadrinhos.

Então surgiu em meados de 2005, Batman Begins, estrelado por Christian Bale na pele do Cavaleiro das Trevas.

O filme foi um sucesso estrondoso, tanto em bilheteria quanto em crítica, sendo a 8° maior bilheteria de 2005 nos Estados Unidos e a 9° no mundo todo.

A recepção dessa obra foi tão grande e positiva, que abriu caminho para uma nova era de filmes de super heróis emergir, seguindo a mesma tendência sombria.

Alguns anos mais tarde, em 2008, Nolan dirigiu a sequência do que seria uma trilogia do Batman.

The Dark Knight foi considerado um dos melhores filmes da década de 2000 e um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos.

Cerca de 12 anos depois e essa obra cinematográfica continua sendo a detentora desses títulos.

O sucesso dessa sequência foi tão absoluto que  o filme foi indicado a 8 categorias do Oscar.

Vencendo em Melhor Edição de Som e o Oscar póstumo de Melhor Ator coadjuvante, pelo excelente desempenho de Heath Ledger em sua atuação magistral no papel do Coringa.

Nos anos seguintes, Nolan dirigiu o desfecho da trilogia do homem morcego, em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), e assim como os seus antecessores, foi um estrondoso sucesso.

Principais temas e filmes de Christopher Nolan

Leonardo DiCaprio e Christopher Nolan em A Origem (2010)

Os filmes de Nolan são, geralmente, conhecidos por seu intelectualismo, profundidade psicológica e narração heterodoxa.

Além disso, Nolan é a prova de que um sucesso blockbuster pode muito bem possuir um conteúdo mais complexo ao mesmo tempo.

Algumas de suas obras, apesar de serem inspiradas em temas fantasiosos, possuem verossimilhança.

Retratando também temas existenciais, assuntos comuns do cotidiano e problemas da vida real como corrupção e conspiração.

Assim sendo, confira a seguir cinco dos principais filmes de Christopher Nolan.

Principais Filmes

Créditos Finais

Matthew McConaughey e Christopher Nolan em Interstelar (2014)

Christopher Nolan já demonstrou que é capaz de realizar grandes obras cinematográficas extremamente prestigiadas.

Além dos filmes citados anteriormente, Nolan também dirigiu outros filmes como Dunkirk, que recebeu uma indicação ao Oscar como Melhor Diretor.

Sem dúvida, Nolan é considerado como um dos diretores mais bem sucedidos de Hollywood da era moderna, devido aos seus grandes sucessos de bilheteria.

Enfim, garanto que você já deve ter assistido pelo menos um desses filmes, então, não esqueça de deixar um comentário contando qual é o seu favorito!

Sair da versão mobile