Boy Erased: Uma Verdade Anulada conta a história de um adolescente que entra para um programa de reorientação sexual.
Baseado no livro de mesmo nome, escrito por Garrard Conley que descreve suas memorias, Boy Erased conta a experiencia de um adolescente que, ao se assumir gay para seus pais, é enviado para um programa de reorientação sexual.
O filme é dirigido por Joel Edgerton que também compõe o elenco; e além dele temos Nicole Kidman, Russel Crowe e o Lucas Hedges que interpreta o jovem Jared.
E esse é um dos destaques desse filme, o elenco principal é impressionante e traz nomes de peso, o que por si só não é garantia de um bom trabalho, mas que aqui funciona muito bem.
Lucas Hedges é um ator muito bom para traduzir introspecção, apesar de em Anos 90 e O Preço do Talento ele interpretar personagens que as vezes são explosivos.
Divido entre duas ideias diferentes, Jared terá que se descobrir e questionar a situação ao seu redor afim de obter uma resposta.
Essa trajetória é muito bem traduzida na atuação de Hedges principalmente no seu olhar e modo de falar. Inclusive ele foi indicado ao Globo de Ouro por esse trabalho.
Apesar de não ser um filme extravagante, sua mensagem é extremamente incisiva. Não só por ser baseado em fatos, mas por conduzir, aos poucos, o espectador a uma conclusão de que devemos lutar pelo que somos.
E essa luta pode ser externa, ou seja, traduzida em atitudes, ou interna através da aceitação. O que não deixa nenhuma dúvida de que a aceitação é um caminho de amor.
Isso me leva até a última conversa do filme de Jared com seu pai. Tem um sentido tão forte que o diretor não usa de mais artifícios para aumentar a emoção.
O diálogo e os olhares dos personagens traduzem de maneira adequada o que eles estão sentindo naquele momento.
Créditos Finais
Boy Erased Uma Verdade Anulada é um filme que vale a pena assistir se você estiver disposto a conhecer um outro lado da realidade.
Quero convidar você a ouvir o podcast aqui do site. Estou mantendo uma postagem quinzenal e acho que você vai gostar muito do conteúdo.
Assista também o vídeo que fizemos sobre Boy Erased: