As violências de Moonlight

O filme Moonlight: Sob a Luz do Luar é um destes que marcam época. Lançado em 2016, o longa ganhou o Oscar de melhor filme (a premiação mais importante da cerimonia) em 2017. É considerada uma obra atemporal e marco importante para as minorias.

Escrito e dirigido por Barry Jenkins, o filme é feliz em mostrar as violências que as pessoas da comunidade LGBT+ sofrem constantemente. Felizmente, o combate a homofobia vem tomando consciência em algumas partes da sociedade, mas há muito trabalho a ser feito.

Mas antes de entendermos estes tipos de violências, te convido a curtir o perfil do Por Dentro da Tela no instagram. Lá temos conteúdo exclusivo, notícias e curiosidades do cinema, das séries e do mundo pop.

Saiba que a partir daqui teremos spoilers sobre o filme.

Sob a Luz do Luar

Chiron e Kevin em um dos momentos mais sensíveis do filme.

Chiron é uma criança negra que mora com a mãe. Desde pequeno ele é perseguido por ser diferente. Esta é a primeira cena do filme. Ainda não sabemos o motivo desta perseguição; a principio pode parecer brincadeira de criança, depois pensamos na questão racial, mas a verdade é mais profunda.

Por ser gay, Chiron passa por uma adolescência difícil. Ainda atormentado pelos colegas de escola, ele é alvo de piadas e intimidação simplesmente por não andar e não conversar com os outros meninos da sala. Ao mostrar o espancamento do personagem, o filme expõe que essa situação vai além da intolerância.

Infelizmente isto é mais comum que imaginamos. A vida escolar de pessoas LGBTQIA+, negras, gordas, de nacionalidade diferente do país onde vive, é insuportável. Realizar um trabalho atencioso por parte do governo é necessário e urgente para os dias atuais.

As violências que as pessoas LGBTQIA+ podem ser classificadas em 7. Em Moonlight, as violências que nos são apresentadas são: a violência física, a psicológica e a moral.

Entender estas hostilidades e suas origens é importante para combate-las desde a raiz. O youtuber Spartakus Santiago fez um vídeo explicando todas estas violências. Convido você a conhecer essa realidade. Quanto mais soubermos, mais teremos discernimento dos acontecimentos que acontecem ao nosso redor.

Créditos Finais

Se você quer entender em que partes do filme estas violências acontecem, veja o vídeo que fizemos no canal do Por Dentro da Tela. Se quiser, conte-nos se alguma coisa desse tipo já aconteceu com você ou se você presenciou estes fatos.

Picture of Albert Hipolito

Albert Hipolito

Criador do Por Dentro da Tela. É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo