American Son | Uma análise do cenário

O cenário de um filme pode comunicar muita coisa e em American Son isso não é diferente.

Dirigido por Kenny Leon, em American Son acompanhamos Kendra (Kerry Washington) que, a procura do filho, vai até uma delegacia para pedir ajuda. O filme é uma escalada de nervosismo e apreensão.

Como Kendra, não sabemos o que está acontecendo e a falta de informações e as desconfianças contribuem para o clima de tensão.

O cenário do filme

Kendra se sente sozinha na delegacia

O filme se passa em apenas um cenário, mas se engana quem pensa que isso faz com que seja cansativo ou maçante, pelo contrário.

O cenário em um filme tem o objetivo de concretizar o universo onde a história se passa e apoiar a narrativa. O resultado disso é quando percebemos o cenário como uma experiência sensorial.

Um exemplo é o filme Avatar onde os terráqueos estão em instalações sem vida, em contraste com o planeta Pandora, onde vivem os Navi, em que até o andar é percebido pela natureza.

Já em American Son nos sentimos enjaulados assim com Kendra. O clima fora da delegacia só reforça o sentimento de impotência e medo diante da situação.

O filme chama atenção para toda a historia racial dos Estados Unidos e apresenta os pensamentos conflitantes em torno disso.

Além de esperar por notícias do filho Jamal, Kendra terá que defender seu ponto de vista muitas vezes.

Apesar de não ser filmado em um plano-sequência, a sensação é que estamos vendo tudo ao vivo. Isso é o controle do tempo que o diretor possui.

Ao fazer com que o tempo em tela, que é a duração do filme, seja quase igual ao tempo do enredo, que é a parcela da historia que ele decidiu colocar em tela; temos a impressão que tudo aquilo está acontecendo simultaneamente enquanto assistimos, o que nos coloca ainda mais dentro do filme.

Se você quer saber mais sobre as definições de enredo e história, confira a matéria sobre Ataque dos Titãs.

Créditos Finais

O cenário (delegacia e a chuva) e a história (falta de informações) faz a tensão aumentar entre os personagens

Para mim o cenário claustrofóbico e a chuva são a concretização do sentimento de impotência que os pais sentem referente ao choque dos filhos com o mundo. O resultado desse conflito para alguns pode ser bom, para outros pode ser o fim.

American Son evidencia uma sociedade doente e racista que precisa urgentemente mudar seu modo de pensar.

O que mais você sentiu ao assistir o filme? Você achou outros significados para o cenário? Deixe aqui nos comentários!


Assista o vídeo sobre American Son:

Picture of Albert Hipolito

Albert Hipolito

Criador do Por Dentro da Tela. É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo