Por Dentro da Tela

Adélia Sampaio | Ícone do cinema brasileiro

Embora não seja um nome tão difundido, é certo que Adélia Sampaio foi um grande marco na história do cinema brasileiro. A cineasta foi a primeira mulher negra a dirigir um filme aqui no país, Amor Escondido de 1984.

O cenário das indústrias do cinema não é um caminho fácil a trilhar. Para uma mulher negra de origem humilde, o percurso torna-se ainda mais difícil. Driblando o machismo somado ao racismo, Adélia provou que era capaz de ser uma grande diretora.

Origens da Adélia Sampaio no Cinema

Por volta de 1896 ocorreram os primeiros adventos das exibições cinematográficas aqui em solos brasileiros. No Rio de Janeiro, foi exibida uma série de curtas sobre o dia a dia das cidades europeias.

A partir de então, os brasileiros passaram a nutrir uma paixão irresistível pela sétima arte. Desde esse dia, começou a surgir os mais diferentes estilos de filmes no país que, criou talentosos diretores, roteiristas e atores.

No entanto, até não muito tempo atrás, ainda havia uma grande barreira entre as mulheres e o cinema. Para uma mulher negra então, essa barreira era ainda maior e, infelizmente, ainda é.

Adélia Sampaio ficou conhecida como a primeira mulher negra a dirigir um filme aqui no Brasil. Após 1984, apenas em 2019 que outra famosa diretora negra surgiu no Brasil, Viviane Ferreira que, inclusive, foi eleita Presidente do Comitê Brasileiro de Seleção do Oscar 2021.

Mas, antes dela, Adélia Sampaio marcava o seu nome na história do cinema. De uma família humilde, Adélia nasceu em Minas Gerais, filha de uma empregada doméstica, cujo salário não era o bastante para sustentar a família.

Dessa forma, Adélia foi tirada de sua mãe, e teve que viver em um asilo, foi aos 13 anos que foi morar com sua irmã, no Rio de Janeiro. Nessa época Adélia teve o seu primeiro contato com o cinema.

O primeiro contato com o cinema

Wilma Dias e Monique Lafond em Amor Maldito (1984)

Na época que morava com sua irmã, que trabalhava na Tabajara Filmes, uma companhia que distribuía produções russas. Sampaio teve o seu primeiro contato como uma espectadora e logo passou a nutrir um certo interesse no ramo.

Sendo assim, buscou trabalhos nessa área. O seu primeiro emprego foi como uma telefonista da DiFilmes, em 1968. Logo após, teve uma sucessão de papéis em mais de 70 produções, como por exemplo:

Porém, foi a partir de 1970 que assumiu de vez o seu cargo como diretora nos sets de filmagens, após um caminho árduo entre cuidar dos filhos e trabalhar. Estreou com o seu filme Denúncia Vazia, pouco tempo depois, lançou outro filme que mudou o cinema brasileiro, Amor Maldito.

Esse longa quebrou padrões ao ser o primeiro filme dirigido por uma mulher negra no Brasil. E, além disso, a história baseada em fatos reais, narra um romance entre duas mulheres.

Tão grande foi a polêmica causada por esse seu filme, que a Embrafilme recusou-se a financiar essa obra. Mas, Adélia manteve-se firme em sua proposta e ideais, permaneceu em seu caminho e continuou a produzir filmes que até hoje geram discussões.

Hoje em dia, com uma série de longas já dirigidos, a Adélia Sampaio, ainda se deslumbrada com os avanços do cinema e a facilidade em dirigir. O seu maior objetivo atual é democratizar o acesso a certos filmes que dirigiu.

Dessa forma, ela disponibilizou 7 de seus filmes em seu canal no YouTube.

Filmes de Adélia Sampaio

É claro que os filmes de Adélia Sampaio só poderiam relatar a vida como ela é sob o seu olhar sempre delicado e atento. Na maioria de suas obras, as protagonistas são mulheres que não se encaixam dentro nas regras normativas.

Na maioria das vezes, os seus filmes são baseados em fatos reais, além de trazer reflexões a respeito da ditadura militar. Logo, é possível perceber que a diretora gosta de tratar sobre temas reais e que afligem muitas pessoas.

Sendo assim, confira logo abaixo algumas da obras mais notáveis da carreira dessa diretora!

Amor Maldito (1984)

Fernanda é uma jovem executiva que acaba se apaixonando por Sueli, uma ex-miss. Elas então decidem morar juntas, mas com o tempo, Sueli acaba se cansando da relação e tem um caso com um jornalista.

No entanto, Sueli acaba ficando grávida do amante, que a abandona. Desesperada, ela decide se jogar da janela do apartamento onde mora com Fernanda, que torna-se suspeita de homicídio.

Denúncia Vazia (1979)

Baseado em uma história real, esse curta narra a trama de um casal de idosos que não tem condições de pagar o aluguel, então começam a pensar no suicídio como solução.

Denúncia vazia é uma lei de despejo do locatário do imóvel. Após ler a notícia de um casal que tinha cometido suicídio por receber uma denúncia vazia, Sampaio teve a ideia de fazer o curta.

Scliar, a Persistência da Paisagem (1991)

Esse é um documento sobre Carlos Scilar, um pintor brasileiro que também atuou como ilustrador, desenhistas, cenógrafo, design gráfico e roteirista. O curta narra a paixão de Scilar sobre as artes visuais em geral, em um tom bem poético.

O Mundo de Dentro (2017)

Com cerca de 8 minutos de duração, esse é uma das obras mais recentes da diretora, que retrata a geração dos anos 60, a qual ela faz parte. Em específico, Sampaio aborda os abalos causados pelos casos de AIDS que passaram a surgir após a ditadura.

Créditos Finais

Muitas pessoas ainda não conhecem o nome de Adélia Sampaio ou já assistiram alguma de suas obras. Mas é inegável que a cineasta marcou o seu nome na história do cinema brasileiro ao ser a primeira mulher negra a dirigir um filme.

Não há dúvidas de que seus feitos abriram oportunidades para que outras mulheres pudessem seguir os mesmos passos. Os seus filmes influenciaram e ainda influenciam uma gama de pessoas.

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Já conhecia essa diretora? Não esqueça de deixar o seu comentário!

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