A Voz do Silêncio é um filme de animação japonês que conta como a vida de um garoto foi transformada com a chegada de uma nova colega de classe.
Ishida era um garoto muito ativo no fundamental. Ele sempre chamava atenção pelo seu temperamento e suas brincadeiras.
Até que um dia uma nova aluna chega na escola, a tímida Shoko Nishimiya. Uma menina deficiente auditiva que usava a linguagem dos sinais e um caderno para se comunicar.
Mesmo todos acolhendo a nova aluna, em certo momento as coisas saem do lugar e Ishida começa a praticar bullying com Shoko.
As coisas saem tanto do controle que os colegas de sala aos poucos vão se afastando dela.
Sem alguentar mais, a mãe de Shoko a transfere de escola por desconfiar que a filha esteja sofrendo já que vários aparelhos auditivos foram danificados em poucos meses.
Ishida mesmo depois de anos se lembra do que fez com Shoko e tenta encontra-lá para devolver algo que ela perdeu anos atrás.
Temática
A Voz do Silêncio é uma adaptação do mangá de mesmo nome, ele foi lançado em 2016 e foi bem aceito pela crítica.
O filme fala que mesmo ouvindo, podemos estar surdos para as pessoas ao nosso redor.
Podemos nos isolar por medo, culpa ou raiva até chegar o momento que começamos a nos questionar do porquê viver.
O roteiro toca em temas sensíveis e pesados.
Mesmo no começo do filme abusar dos clichês de linguagem de animes, a diretora Naoko Yamada consegue trabalhar essas questões de forma que fazem sentido.
Mesmo não querendo ouvir o que os outros dizem de nós, estar de ouvidos abertos é também deixar ser atingido pelas experiências boas da vida.
Para mim o filme mostra a importância de se viver. Que vale a pena encarar a vida.
Pode parecer uma mensagem banalizada, mas para quem vive com o medo e com a raiva durante anos, essa visão faz todo sentido emocional.
Nunca é tarde para mudar. Independente dos erros que Ishida cometeu no passado, ele terá uma escolha: viver preso à eles ou usá-los para ser uma pessoa melhor.
A trama ainda revela como a nossa sociedade não ouve o outro e não sabe o peso e dor que as palavras e as ações causam na vida das pessoas.
Créditos Finais
A Voz do Silencio é um filme necessário e atemporal que desperta em nós a empatia.
Claro, há pessoas que mudaram, outras estão no processo de mudança e outras ainda não começaram.
O medo, a dor e a culpa podem acabar com uma pessoa e isso não atinge somente ela, mas as outras pessoas que estão ao redor e A Voz do Silencio também trata disso.
Mergulhe e se entregue para essa história, esteja aberto para essa experiencia e comente aqui o que achou do filme.
Assista o vídeo que fizemos sobre este filme no canal do site no Youtube