O que é masculinidade para você? Dirigido por Jennifer Newson, A Máscara em Que Você Vive mostra a profunda crise que a masculinidade está passando.
Traçando um panorama desde a infância, especialistas vão mostrando que em questão de poucos anos, os meninos começam a se distanciar de tudo o que é considerado feminino.
Isso fica claro quando o sociólogo e educador, Dr Michael Kimmel, dá o seguinte exemplo:
Se você se aproximar de um grupo de meninos que estejam brincando e perguntar quem é mulherzinha, eles rapidamente vão dizer que não são ou vão apontar para um outro menino.
Feminilidade X Masculinidade
O problema está em reforçar as diferenças entre as diversas expressões de feminilidade e masculinidade.
Para se ter uma ideia, o psicólogo, Dr. Michael Thompson, diz que há muito mais em comum entre estas expressões do que distinções.
Mas são justamente estes pequenos contrastes que alimentam os estereótipos.
O resultado disso é forçar para os meninos como eles devem agir, pelo que devem se interessar e como devem se expressar.
Os filmes, os jogos, a publicidade e outras mídias; só reforçam um padrão de comportamento que é altamente tóxico.
A consequência dessa pressão social aparece em meninos que sofrem bullying.
Ou por não se comportarem como o bando, ou por não manifestarem interesse pelos mesmos assuntos, ou qualquer coisa diferente que o destaque dos demais.
Os meninos e adolescentes pressionados por esse sistema se tornarão homens que vão reforçar este padrão em sua vida e influenciarão outros meninos e adolescentes.
As consequências da masculinidade tóxica
Para se ter uma ideia, segundo o Dossiê Brandlab de 2018 sobre masculinidade aqui do Brasil, os homens se suicidam quase 4x mais que as mulheres.
São vítimas de violência 10x mais e correm mais risco de morrer entre os 15 e 19 anos. O peso de se viver nesse cenário é se esconder atrás de uma máscara.
Um simples exercício criado pelo professor Ashanti Branch, revelou que os adolescentes escondem diariamente sentimentos como raiva, ódio e tristeza profunda.
Créditos Finais
Quero deixar duas importantes indicações para você:
A primeira é que assista o documentário A Máscara em Que Você Vive, ele vai te dar um panorama do que um ciclo vicioso de masculinidade toxica tem causado em nossas vidas.
A segunda é que se você precisa conversar com alguém, procure orientação profissional. As pessoas, por mais que tenham boas intenções, não terão o preparo e as ferramentas necessárias para te ajudar.
E se você precisa de apoio agora, entre em contato com o CVV.
O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional atendendo gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Seja por telefone, e-mail ou chat, 24h por dia.
Assista o vídeo que fizemos sobre o documentário: