Qual o significado da cor vermelha em Beleza Americana? No artigo de hoje fiz uma análise do filme.
Escrito por Alan Ball, o roteiro de Beleza Americana é resultado da frustração do roteirista por tentar se perpetuar na televisão. Já sendo dramaturgo, ele escreveu a historia com algumas situações e visões que tinha da própria vivência, mas também como uma crítica ao estilo de vida americano.
A aparência em Beleza Americana
Isso nos leva ao primeiro aspecto do filme que são as aparências. A todo o momento os personagens simulam sentimentos que verdadeiramente não sentem.
Como por exemplo o casal Lester e Carolyn que tentam demonstrar um casamento saudável que está podre por dentro.
Isso remete as rosas. American beauty é um tipo de rosa que é muito cultivada nos Estados Unidos, mas seu caule não tem espinhos e o odor é fraco, quase imperceptível; demonstrando como a beleza estadunidense é bonita mas não tem nada a oferecer.
Outro exemplo, sobre o aspecto de aparências que o filme traz, são as filmagens de Rick.
Ele sempre está gravando alguma coisa, como se tentasse extrair e conservar para sempre a beleza singular dos momentos. Mas isso não é possível; uma filmagem, ou uma fotografia, não guardam o sentimento vivido por um momento especial.
Beleza Americana ganhou muitos prêmios. Inclusive o de melhor diretor para Sam Mendes. Este foi o primeiro trabalho de Mendes para o cinema.
Ele usa tudo o que está em sua disposição para transmitir ideias.
Para mim, o início do filme, é como se estivéssemos abrindo um livro para ler uma história. O movimento da câmera e a narração dá essa sensação.
Outro detalhe que reparei na direção de Sam Mendes, é quando o pai de Rick pergunta sobre o que ele estava fazendo no escritório. No fundo podemos ver uma cadeira com um abajur; como se essa construção remetesse as cenas de interrogatório de suspeitos.
O que o vermelho significa?
Para mim, ele é o desejo que ronda os personagens. Cada um ali deseja alguma coisa, e projetam para si, em menor ou maior escala, aquilo que querem da vida.
Por exemplo Carolyn, que cultiva as rosas; ela usa uma lingerie vermelha para limpar uma casa que vai tentar vender; e está toda em vermelho no final do filme quando decide tomar controle de toda a situação.
O vermelho preenche o filme e aparece nos detalhes. Mostrando a intensidade do que o personagem quer e o quanto está disposto a concretizar esta vontade.
O clímax mostra todo o desejo reprimido de Lester, o que não necessariamente foi triste para ele; já que estava se sentido ótimo por naqueles meses, ter deixado escoar um pouco daquele desejo reprimido.
Créditos Finais
O que mais você viu em Beleza Americana? Deixe nos comentários!
Assista também o vídeo que fizemos sobre o assunto: