Jamie Babbit não é um dos nomes mais conhecidos da indústria do cinema, no entanto, para a televisão o seu trabalho é recorrente. Embora tenha feito alguns filmes ao longo de sua carreira que ganharam vários prêmios, parece que Babbit se dedica mais a televisão.
A cineasta já dirigiu episódios para diversas séries famosas e aclamadas, como a mais recente de todas: Only Murders In The Building. Caso queira conhecer um pouco mais sobre o trabalho dessa diretora, basta continuar lendo!
Jamie Babbit
Babbit nasceu em Shaker Heights, Ohio, mas passou a maior parte de sua infância em Cleveland com seu pai, um advogado e professor da faculdade de direito. Enquanto sua mãe dirigia um programa de tratamento para adolescentes com problemas com drogas e álcool.
O programa se chamava New Directions, e isso forneceu inspiração para o campo fictício “terapia reparativa” (terapia de conversão) em Nunca Fui Santa. Babbit começou se interessar pelo mundo das artes e passou a atuar no Cleveland Play House aos sete anos.
Alguns anos depois, passou para a função de gerenciamento de palco e iluminação. Babbit estudou no West African Studies no Barnard College. Após graduar-se em 1993, ela começou a ter aulas de cinema na New York University durante as férias de verão.
Babbit começou sua carreira como estagiária de Martin Scorsese em A Época da Inocência. Em 1996, Babbit, com Ari Gold, dirigiu Frog Crossing, um curta-metragem cômico sobre um ativista dos direitos dos animais que protege sapos enquanto eles saltam em uma rodovia.
A cineasta seguiu com outro curta de comédia em 1999, Sleeping Beauties. Enquanto trabalhava em Vidas em Jogo, ela discutiu sua ideia de um curta-metragem baseado em um conto de fadas com David Fincher.
Da TV para o cinema
Ele deu a Babbit cerca de 6.000 pés de filme de 35 mm. A estrela de Vidas em Jogo, Michael Douglas, escreveu para a Paramount e pediu que deixassem Babbit acessar seu departamento de figurinos.
Como resultado, ela conseguiu fazer Sleeping Beauties por cerca de US $ 10.000. Baseado no clássico conto de fadas A Bela Adormecida, o filme é sobre uma jovem que trabalha como maquiadora em uma funerária.
Obcecada por uma ex-namorada, ela finalmente conhece e se apaixona pela assistente de um fotógrafo. O curta estreou no Sundance em 1995. Enquanto o seu outro curta, Stuck, estreou no Sundance em 2002 e ganhou o prêmio do júri.
Jamie Babbit dirigiu vários filmes e produziu uma série de programas de televisão premiados. Seu filme de estreia, Nunca Fui Santa, foi listado pelo The Independent como uma das vinte melhores comédias românticas de todos os tempos.
Para a televisão, o seu mais recente trabalho foi os episódios que dirigiu para a nova série da Hulu, estrelada por Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez, Only Murders In The Building.
A Turminha das Sapinhas de Tetinhas Pequeninas, seu terceiro longa que dirigiu, ganhou o prêmio The Grand Jury no Festival de Cinema SXSW. Atualmente, a cineasta mora em Los Angeles, CA com sua namorada e duas filhas, o seu trabalho tem sido mais focado em episódios de programas de televisão.
Filmes de Jamie Babbit
No seu filme de estreia, Nunca Fui Santa, Jamie aborda um tema que não era tão discutido, que é sobre relacionamentos lésbicos. Sendo ela mesma parte do movimento, então esse tema costuma ser recorrente em suas narrativas.
Além disso, a cineasta também gosta de dirigir comédias românticas e dramas, seja em seus filmes para cinema ou em suas séries de televisão. Caso queira conhecer um pouco mais a respeito do trabalho dessa cineasta, veja logo a seguir as principais obras de sua carreira.
Nunca Fui Santa (1999)
Megan é o verdadeiro protótipo de uma líder de torcida: linda, popular, tira notas altas e sai com o capitão do time de futebol. Um dia, no entanto, os seus pais resolvem salvá-la de um possível desvio sexual.
Tendo em vista que ela, uma vegetariana, tem um pôster da Melissa Etheridge no quarto, abraça muito suas amigas e foge dos beijos do seu namorado. Os pais de Megan então a enviam para o campo de homo-reabilitação “True Directions”.
O acampamento é dirigido pelo ex-gay Mike, que tem um truque infalível de “cura gay”, em cinco passos.
Pacto de Vingança (2012)
Sara é uma bela jovem cheia de ambições, que está a procura seu lugar no mundo enquanto cursa o segundo ano de Direito no prestigiado Browning College. Graças a um problema que envolve a ciumenta namorada de um paquera, ela se torna a principal protegida de Alex, uma garota rica e privilegiada.
Não demora até que as duas comecem uma relação de mais do que amizade, mas de cúmplices. Tudo começou com uma brincadeira, onde as garotas listavam os seus principais inimigos e cogitavam que uma eliminasse as pedras no caminho da outra.
Tudo não passava de uma mórbida piada de humor entre amigas, até que uma pessoa realmente apareceu morta.
Duas Por Uma (2020)
Candy Black é uma atriz de cinema que, após ter surtado no set de filmagens, ficou longe dos holofotes e precisa ir para uma clínica de reabilitação. Sendo assim, sua antiga substituta, Paula, assume o seu lugar na clínica e a situação acaba tomando rumos inesperados.
Addicted to Fresno (2015)
Uma camareira, sem querer, mata um hóspede do hotel em que ela e a sua irmã trabalham. Agora, as duas precisam encobrir esse acidente.
O Preço do Silêncio (2005)
A história gira em torno de Dot, uma garota surda e muda que vira órfã e vai morar com seus padrinhos. Dot passa a conviver com a família e, logo começa a descobrir todos os segredos que envolvem o seu padrinho e sua filha, Nina.
Créditos Finais
Como você pôde ver nesse conteúdo, Jamie Babbit é uma cineasta que, apesar de ter feito trabalhos para o cinema, tem mais destaque no meio televisivo. Desde sua estreia como diretora, já dirigiu diversos episódios para séries prestigiadas da televisão.
Por fim, o que você achou desse conteúdo? Já tinha ouvido falar sobre essa diretora e o seu trabalho? Qual a sua opinião sobre ela? Não esqueça de deixar o seu comentário e enviar esse conteúdo para os seus amigos também!