Por Dentro da Tela

A ascensão de Ryan Coogler

Com 35 anos de idade, Ryan Coogler já criou obras notáveis e cuja relevância vai além das telas do cinema. Suas obras, com protagonistas fortes e roteiros cativantes, receberam grande aclamação pela crítica e público.

O diretor deixou o seu marco na história do cinema, após dirigir Pantera Negra, o primeiro super-herói negro a ganhar um filme solo. Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre a carreira desse cineasta, então continue lendo!

Ryan Coogler e o protagonismo negro no cinema

Ryan Kyle Coogler nasceu em Oakland, Califórnia, no dia 23 de Maio de 1986. Durante 8 anos, viveu em Oakland, até mudar-se para Richmond, Califórnia, onde frequentou a escola católica particular católica St. Mary’s College High School.

Desde os 21 anos de idade, Coogler trabalha como um conselheiro de jovens encarcerados no Juvenile Hall, de São Francisco. O cineasta decidiu seguir o caminho de seu pai, que faz o mesmo.

Além disso, o cineasta também é um dos membros fundadores e apoiador da campanha Blackout For Human Rights. O principal objetivo dessa campanha é tratar de violações raciais o dos direitos humanos nos Estados Unidos.

Ainda em sua adolescência Coogler tinha afeição por ciências e matemática, decidindo então estudar química na faculdade. Além disso, ele também costumava jogar futebol americano na escola com os amigos.

Durante esse período, Coogler frequentava as aulas de escrita criativa, foi quando recebeu incentivo de seu professor para tornar-se um roteirista. A princípio, Coogler pensava em ser um médico, mas acabou mudando de ideia.

Porém, após o colégio cancelar o programa de futebol em 2004, Coogler ganhou uma bolsa para jogar no estado de Sacramento. Alguns anos depois, formou-se em finanças e começou a ter aulas de cinema na Escola de Artes Cinematográficas da USC.

A ascensão no cinema

Fruitvale Station: A Última Parada é estrelado por Michael B. Jordan. O filme ganhou prêmio em Cannes e Sundance em 2013.

Então, passou a realizar diversos curtas-metragens, o seu primeiro longa-metragem foi lançado em meados de 2013. Fruitvale Station: A Última Parada, recebeu uma série de prêmios e foi bastante prestigiado pela crítica.

Nesse mesmo ano, o diretor foi até mesmo incluso na lista da revista Time, como uma das pessoas com menos de 30 anos que já estão mudando o mundo.

Dois anos depois, escreveu e dirigiu Creed: Nascido para Lutar, o sétimo filme da saga Rocky, que também foi muito elogiado. Um ano depois, a Marvel anunciou que ele iria dirigir o filme Pantera Negra, que lançou em 2018.

O cineasta acabou colocando o seu nome na galeria de Hollywood e já ficou encarregado de fazer o próximo filme, Black Panther: Wakanda Forever. Esse filme é uma das sequências mais aguardadas da Marvel Studio, que está previsto para chegar nos cinemas no dia 8 de julho de 2022.

De acordo com o próprio diretor, esse é um dos maiores desafios que já enfrentou como cineasta. Pois, dessa vez, não contará com a atuação do Chadwick Boseman, responsável por dar vida ao T’Challa nos cinemas.

Vítima de câncer, o ator morreu no dia 28 de agosto de 2020 e, até agora, ninguém sabe como ficará o legado do herói. Segundo a Marvel, não haverá um substituto pro Pantera Negra, tampouco utilizaram CGI para trazê-lo de volta.

Principais filmes da carreira de Ryan Coogler

Não há dúvidas de o trabalho de Coogler tem recebido grande aclamação por parte da crítica, assim como também conquistou o apreço do público. Isso porque, na maioria de suas obras, o cineasta foca nos personagens que, na maioria das vezes, são deixados de lado.

Como, por exemplo, os negros, que pouco são retratados como protagonistas de obras. Com personagens fortes, histórias envolventes, Coogler tem ganhado cada vez mais o seu espaço em Hollywood e ao redor do mundo.

Sendo assim, confira logo abaixo quais são os filmes mais marcantes do cinema de Ryan Coogler!

Creed: Nascido para Lutar (2015)

Adonis Johnson é filho de Apolo Creed, um campeão de boxe. Adonis, que também deseja lutar, pede ao já consagrado e aposentando campeão Rocky Balboa para ser o seu treinador, mas Rocky ainda fica em dúvida se Adonis realmente tem alma de lutador.

Pantera Negra (2018)

T’Challa, o príncipe de Wakanda, retorna para o seu lar após a morte de seu pai, o rei T’Chaka. A cerimônia de coroação é formada pelas cinco tribos que fazem parte do reino de Wakanda, entre elas estão os Jabari, que não apoiam o governo.

Com o apoio da chefe da guarda de Wakanda, de sua irmã Shuri e de sua paixão, T’Challa parte em busca de uma missão para encontrar Ulysses Klaw. Ele que alguns anos atrás havia roubado um pouco de vibranium do reino.

Mas, durante a sua busca, T’Challa acaba descobrindo mais coisas sobre o passado de seu pai, que o coloca em ameaça.

Fruitvale Station: A Última Parada (2013)

Após ter alguns problemas com a lei, Oscar fica preso por alguns anos. Após sair, ele sem emprego e sem dinheiro precisa encontrar uma forma de sustentar a si mesmo, sua namorada e a filha deles.

Space Jam: Um Novo Legado (2021) – produtor

AI G é uma inteligência artificial que sequestra o filho de Lebron James e envia o famoso jogador de basquete para uma realidade paralela onde existe apenas os personagens de desenhos animados da Warner Bros.

No entanto, para conseguir resgatar o seu filho, ele terá que  encerrar uma partida de basquete contra versões digitais das estrela da NBA.

Judas e o Messias Negro (2021) – produtor

Essa trama narra os eventos de ascensão e queda de Fred Hampton, um dos ativistas de direitos do negros e líder revolucionário do partido dos Panteras Negras. O FBI, com a ajuda de William O’Neal, se infiltra nesse partido, onde acaba causando o assassinato de Hampton.

Créditos Finais

Considerado como uma das estrelas em ascensão em Hollywood, Ryan Coogler pode não ter feito muitos filmes ainda, mas o seu caminho de sucesso é certo.

Afinal, não é para menos que marcou a história do cinema e vem ganhando cada vez mais o seu espaço nesse meio. Por fim, o que você achou desse conteúdo? Já assistiu um filme desse diretor? O que você acha dele? Não esqueça de deixar sua opinião!

Sair da versão mobile