A Linguagem Cinematográfica #01 – Enquadramentos

Todo filme quer falar ao seu espectador e passar uma mensagem. Ao fazer isso, o diretor ou a diretora faz uso da linguagem cinematográfica.

Um dos aspectos que compõe a linguagem cinematográfica são os enquadramentos, também chamados de planos.

Todo enquadramento exerce uma função dentro de um filme.

Podemos buscar, por exemplo, significados gerais destes planos que são bem aceitos no cinema, ou buscar em um trabalho especifico o que o diretor quis dizer com aquela enquadramento; isso não é tão comum, mas pode acontecer.

Outra coisa que pode mudar são os nomes dos planos, as vezes um enquadramento pode ser conhecido de maneiras diferentes em outros estudos sobre o assunto.

Enquadramentos cinematográficos

O primeiro enquadramento da lista é o Grande Plano Geral: ele serve para situar a história em algum lugar que, por possuir grandes proporções, precisa de um enquadramento que contenha todo esse espaço.

Grande Plano Geral.

Em seguida temos o Plano Geral: ele também serve para ambientação, mas agora em proporções menores se comparado ao enquadramento anterior.

Temos também o Plano Conjunto: ele serve para misturar objetos e personagens importantes para aquela cena em um único enquadramento.

Plano Conjunto.

Depois vem o Plano Americano: tem esse nome porque começou a ser usado nos filmes Western e que além de enquadrar o personagem em cena, abrange a arma que o personagem geralmente possui.

Plano Americano.

Em seguida temos o Plano Médio: ele enquadra o personagem da barriga ou do peito para cima. Geralmente usado em diálogos e para aproximar o personagem do espectador.

Temos também o Primeiro Plano: nele o personagem é enquadrado do ombro para cima e aproxima ainda mais a audiência da história. Usado para mostrar reações.

Depois vem o Close: agora do pescoço para cima, a reação do personagens e suas expressões são mais detalhadas e ficam mais nítidas na tela.

Por último temos o Plano Detalhe: usado para chamar a atenção para uma parte do personagem ou de um objeto especial que faz parte da trama.

Créditos Finais

É claro que para a construção de sentido, somente os enquadramentos não são suficientes.

Junto com eles temos as lentes que serão usadas, os ângulos e os movimentos de câmera.

Mas isso é assunto para outro dia.

Assista o vídeo que fizemos sobre este assunto no canal do site.

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Albert Hipolito

Criador do Por Dentro da Tela. É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.

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