Se você quer saber mais sobre os poderes e a origem de Sandman, o artigo de hoje pode te ajudar!
Com a primeira temporada já disponível na Netflix, Sandman tem conquistado muitas pessoas por seu estilo único.
Seja na forma em que a história acontece, seja no desenvolvimento dos personagens, inclusive dos protagonistas ou até sobre a filosofia presente nos diálogos; Sandman tem se mostrado como uma obra diferente.
Essa diferente, por exemplo, fica clara quando o protagonista enfrenta Lúcifer. Diferente de uma luta com magia e artes marciais, o confronto é psicológico e filosófico. Sandman não é apenas sobre as cenas construídas, mas o que elas representam.
O conceito e a mitologia de Sandman
Falando sobre conceito, quando Neil Gaiman foi convidado a reformular completamente um personagem esquecido que estava sob o direito da DC Comics, ele decidiu criar seus próprios seres mitológicos.
É daí, por exemplo, que surgiu Os Perpétuos.
Os Perpétuos são a materialização de conceitos ligados a existência. Eles apareceram desde muito antes da Terra, mostrando que a realidade de outros seres também eram sustentados pelos Perpétuos.
No total eles são sete: Sonho, Morte, Destino (que nasceu na origem do universo), Desejo, Desespero, Delírio e Destruição.
Sendo conceitos, eles trabalham para regular o que representam e dessa forma sustentam a realidade. Inclusive o próprio Sandman chega a dizer na série que ele está a serviço dos humanos, e não o contrário.
Mas, mesmo sendo criações de Neil Gaiman, isso não o impediu de beber de outras fontes mitológicas e de até misturar varias criaturas e criações místicas ao longo da existência humana.
O próprio Sandman coleciona vários nomes, um deles é Morpheus.
E Morfeu é o nome do Deus do sonho grego. Essa mistura cultural fica clara na série quando Sandman está no inferno e reconhece uma adoradora de centenas de anos atrás.
E nos quadrinhos, que é o material original em que a série foi baseada, outros seres mitológicos aparecem (principalmente no arco Estação de Brumas), como Thor, Lúcifer (que já apareceu na série), Anubis e outros.
Alguns poderes de Sandman
Sendo uma existência que não é um Deus, já que Sandman não está necessariamente ligado a adoração da raça humana, nem sendo um mortal, já que tem milhares de anos, os poderes do Sonho são difíceis de definir.
Até porque, estando no Sonhar, que é seu reino, ele pode fazer praticamente qualquer coisa, mesmo assim podemos destacar algumas de suas façanhas.
Claro, Sandman é imortal, mas isso não significa que seja invulnerável nem destrutível, ele não sente o pesar do tempo sobre ele; ele pode se comunicar telepaticamente; pode alterar sua forma; pode colocar qualquer um em um sono profundo e eterno; e, o que na minha opinião é o seu poder mais legal, que é a semi-oniciência.
Como ele conhece os sonhos e os pesadelos de todos, ele sabe de quase tudo sobre a humanidade.
Concluindo
Mas agora quero saber de você, o que você achou da série? Deixe nos comentários.
Me fala também qual foi seu personagem favorito da primeira temporada. Além do Sandman, eu gostei muito da morte e de como ela se apresenta como uma figura agradável.
E até a próxima!