No artigo de hoje vou falar sobre cinco motivos para você assistir Akira!
Akira é um clássico do cinema de animação japonês. Fez sucesso em seu lançamento e conquistou muitos fãs de lá pra cá.
Em Neo-Tokyo, a população vive mergulhada no caos. O governo e a força militar mantem em segredo a verdade que destruiu a cidade mais de 30 anos atrás. Até que, acidentalmente, um jovem membro de uma gangue se depara com esse segredo e desencadeia uma nova catástrofe.
Baseado no mangá de Katsuhiro Ôtomo, que também escreveu e dirigiu o filme, Akira é considerado um clássico atemporal por justamente tratar de um tema relevante até hoje.
1° Motivo: O tema
E esse é o primeiro motivo para você assistir Akira. O tema do filme, do que eu percebi ao assistir, é que trata da busca do homem pelo poder da natureza.
A personagem Kei até explica num momento sobre o potencial desse poder. Como o homem tenta controlar esse poder para seus próprios interesses, ele sempre vai causar destruição.
É inegável a analogia com a bomba atômica. Atingido com esse poder na Segunda Guerra Mundial, o Japão nunca esqueceu esse fato; o que reflete em sua cultura até hoje.
2° Motivo: A trilha musical
O segundo motivo é a sua trilha musical. O compositor Shoji Yamashiro usou uma mescla de vozes humanas; instrumentos culturais regionais, como por exemplo da Indonésia e do Japão; além de sintetizadores.
A ideia era que mesmo lançado em 88, a trilha pudesse se adequar ao futuro de 2019 que o filme retratava. O grupo Geinoh Yamashirogumi gravou as músicas. Certamente, o destaque vai principalmente para o refrão da música tema de Tetsuo, pelo menos é o que eu mais gosto.
3° Motivo: Os personagens
O terceiro motivo, pelo qual eu acredito que você deveria assistir Akira, são os personagens.
Há quatro personagens que juntos formam os opostos um do outro.
Tetsuo é o oposto de Kaneda. Os mais fortes sempre o oprimiram e mesmo aceito numa gangue, desenvolveu um misto de admiração e inveja do líder.
Já Kaneda é o oposto de Tesuo. Kaneda sempre foi corajoso e independente. Desde cedo exercia uma certa liderança e se sentia responsável por seus amigos.
Kaori, o interesse romântico de Tetsuo, é oposta a Kei. Ela é introvertida, tímida e procurava se abrigar à sombra de alguém.
Por outro lado, Kei era independente e buscava mudar o mundo ao seu redor.
As crianças são os arautos do poder. Por serem consideradas fracas, eram constantemente ignoradas pelos adultos. Mas, deveriam ser sempre ouvidas.
E Akira é o poder em seu estado puro e ingênuo. Para mim ele representa o potencial infinito que existe em cada um.
Lembrando que por ser uma adaptação, existem diferenças significativas entre o mangá e o filme!
4° Motivo: A técnica de animação
O quarto motivo é a técnica empregada na produção do anime. Começando pela dublagem que foi feita antes da animação, o que proporcionou uma melhor adaptação do anime as palavras. Da mesma forma essa técnica pode até ser comum hoje, mas na época era um feitio ambicioso.
Outro ponto são as cores. A produção usou 327 cores diferentes, sendo que 50 delas foram desenvolvidas especialmente para o filme; o que na explicação de especialistas daria um melhor contraste na tela do cinema.
Enquanto isso, os quadros eram pintados à mão e foram utilizados dois terços a mais do que outras animações da época. O resultado é uma fluidez mais evidente e que até hoje é um espetáculo visual.
5° Motivo: Referenciado
O quinto motivo é que Akira até hoje é referenciado. Ou seja, não só em obras Cyberpunk onde o filme se insere, mas em obras que estão fora desse gênero.
Por exemplo, as crianças eram identificadas por números o que serviu de alusão para Stranger Things.
Podemos ver os pilares de Akira em várias obras de ficção científica que retratam um mundo distópico e mergulhado no caos.
Créditos Finais
Deixe nos comentários o que mais te chamou atenção em Akira!
Assista também nossa playlist de indicações: